Doria amplia quarentena em todo o estado de SP até 31 de Maio.



O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta sexta-feira, 8, a extensão da quarentena até 31 de maio, sem flexibilização, em todos os 645 municípios do estado. As medidas de isolamento teriam validade até este domingo, 10.

A previsão do governo era a de iniciar um processo de retomada das atividades a partir da próxima segunda-feira, 11, mas o plano precisou ser revisto por conta da expansão no número de casos confirmados e mortes em decorrência do novo coronavírus.

Desde o anúncio do plano, há vinte dias, os casos confirmados da doença dobraram, saindo de 15.901 para 39.928. Já as mortes quase triplicaram, saltando de 1.134 para 3.206 no mesmo período.

O avanço do novo coronavírus no interior e litoral preocupa as autoridades. As cidades tiveram um alta de 3.000% nos índices da doença em abril. Atualmente a cada três dias, 38 novos municípios do interior paulista têm casos da doença pela primeira vez. Já são 371 cidades com ao menos um registro da covid-19.

“Gostaria de dar hoje um recado diferente, mas o cenário é desolador. Teremos que ampliar a quarentena até 31 de maio”, disse o governador em entrevista coletiva. “Estamos todos atravessando o pior momento dessa pandemia. Só não percebe aqueles que estão cegos pelo ódio ou pela ambição pessoal”.

As baixas taxas de isolamento, que estão em média constante de 47%, e a ocupação dos leitos de UTI do estado também preocupam as autoridades. Nesta quinta-feira, 7, a capacidade de atendimento no Sistema Único de Saúde era de 66,9% no interior e 89,6% na grande São Paulo.

Fonte: Exame