Locomotiva traz homenagem à Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

A locomotiva diesel-elétrica GE modelo C30-7A nº 7202 recebeu pintura comemorativa aos 150 anos da antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro (completados em 2018), e fez desfiles natalinos em 25 cidades do interior paulista. A iniciativa foi da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, em parceria com a Rumo.

A máquina, de grande porte, faz parte de um lote de sete unidades adquirido pela empresa Cutrale-Quintella, em 1991. Em 2017, elas foram retiradas de operação pela Rumo. Todas as locomotivas deste lote foram adquiridas por uma empresa de reciclagem, que as desmontou, restando a de número 7202, adquirido pela ABPF.

Em julho/2018, o veículo seguiu para as oficinas da Rumo, em Araraquara (SP), para a restauração. A reforma foi custeada pela concessionária, que não divulgou valores. Bruno Crivelari Sanches, diretor-presidente da regional Sul de Minas da ABPF, declarou que foi feita revisão de toda a parte mecânica e elétrica, bem como um trabalho de funilaria para aplicação de nova pintura.

Foram adotadas as cores tradicionais das locomotivas diesel-elétricas que operavam na antiga Companhia Paulista, bem como a sua simbologia. A ideia, segundo Sanches, foi preservar a história da própria locomotiva na parte traseira, onde foi mantido o padrão de pintura original, inclusive com a inscrição e logotipo da Fepasa, que foi a primeira sucessora da Companhia.

Atrás da cabine, foi incluída a inscrição: homenagem aos 150 anos da ferrovia padrão. A Cia. Paulista de Estradas de Ferro ficou conhecida no meio ferroviário como uma ferrovia-modelo.

Após os desfiles natalinos a locomotiva irá para Guararema (SP), onde já existe um trem turístico operado em parceria com a MRS. Durante o ano de 2019, a meta é que ela vá para Cruzeiro (SP) para projetos a ser definidos. A nossa intenção é que ela faça eventos comemorativos, explicou Bruno.

Fonte: Revista Ferroviária