MRS estima alta de 25% no transporte de contêineres.



A operadora MRS informou que deve chegar ao final do ano com mais de 105 mil TEUs (contêineres de 20 pés) transportados. O valor representa uma alta de 25% em relação ao volume registrado em 2017, de 84 mil TEUs.

O segmento de carga geral, em especial de contêineres, tem sido a aposta da MRS nos últimos anos. Para a empresa, há muito espaço para crescer nesse ramo. “No Porto de Santos, por exemplo, enquanto há produtos como a soja, com participação ferroviária em torno de 60%, no caso dos contêineres a participação dos trens não chega a 2% do total movimentado pelo porto”, disse a companhia em nota, ressaltando os investimentos feitos pela MRS, que resultou “em um total redesenho dos serviços para o transporte de contêineres, com a adoção de grades fixas e trens expressos. Com isso o crescimento foi de quase 70% no acumulado dos últimos três anos”.


Resultados do terceiro trimestre

Em novembro, a companhia divulgou os resultados do terceiro trimestre. A MRS obteve uma receita recorde, totalizando R$ 1 bilhão, o que representa 11,7% de crescimento quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Segundo a MRS, as causas da alta são o aumento no volume transportado, reajustes tarifários implementados ao longo do ano e um mix favorável de produtos transportados.

O segmento mineração, formado por minério de ferro, carvão e coque, cresceu 3,5% e o volume de carga geral (demais cargas transportadas) teve elevação de 10,5% em relação ao terceiro trimestre de 2017.

O Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu R$ 433,5 milhões no 3T18, com aumento de 5,9% quando comparado ao resultado do 3T17. O indicador de alavancagem financeira, por sua vez, medido pela relação dívida líquida/Ebitda, alcançou seu melhor nível trimestral desde 2010, encerrando o período em 1,36x.




Fonte: Revista Ferroviária