Pacote ferroviário de R$ 6 bilhões inclui região



O Governador João Doria (PSDB) anunciou ontem, investimentos de R$ 6 bilhões na reestruturação da malha ferroviária de São Paulo, num programa que vai atingir 72 municípios do Estado, alguns na região de Campinas. De acordo com o governo, o empreendimento será realizado pelo Grupo Rumo Logística e prevê a realização de duplicações e reativações de trechos, ampliação de pátios, modernização da via e melhora na mobilidade nas cidades cortadas pela ferrovia, como contornos ferroviários, viadutos e passarelas.

Para a região de Campinas está prevista a duplicação de trechos entre Itirapina, Boa Vista Velha e Perequê, passando por municípios como Americana, Sumaré, Limeira e Rio Claro. Além disso, os investimentos pretendem eliminar os conflitos entre ferrovia e zonas urbanas em 32 cidades do estado, entre eles os existentes em Campinas.

O governador disse que a modernização da malha deverá gerar 134 mil empregos diretos e indiretos ao longo da concessão. Grande parte das obras deverá ser concluída nos seis primeiros anos e vai proporcionar a expansão de capacidade da ferrovia de 35 milhões para 75 milhões de toneladas por ano.

"É a maior ampliação do transporte ferroviário do estado de São Paulo dos últimos 50 anos e é o primeiro grande anúncio do plano de retomada da economia 21/22”, disse Doria.

A Malha Paulista forma junto com a Malha Norte o principal corredor de exportação do agronegócio brasileiro. Essas duas malhas conectam a cadeia produtiva do Centro-Oeste do País ao Porto de Santos.

Com os investimentos anunciados em São Paulo, serão recuperados dois ramais desativados: Colômbia-Pradópolis (185,6 km) e Panorama-Bauru (369,1 km), que cortam o estado em direção ao Porto de Santos. No primeiro caso, o ramal passa por entroncamentos logísticos em Bebedouro e Barretos; no segundo, atravessa cidades como Bauru e Dracena.


Intercidades
A reestruturação da malha faz parte do plano Retomada 21/22, anunciado pelo governo dia 16 para impulsionar a economia do estado e que prevê também, o início da implementação do projeto do Trem Intercidades, que deverá ligar a capital paulista a Campinas, com investimento previsto é de US$ 1,4 bilhão e expectativa de transportar 565 mil passageiros por dia.

O que será feito:

- Ampliação e implantação de pátios de cruzamento entre Rubinéia e Itirapina.
- Duplicação de trechos entre Itirapina, Boa Vista Velha e Perequê, passando por municípios como Sumaré, Limeira, Rio Claro e Americana.
- Retirada de oficina de manutenção da área urbana de Araraquara.
- Retirada de oficina de manutenção da área urbana de Rio Claro.
- Contorno ferroviário atendendo os municípios de Mirassol, São José do Rio Preto e Cedral. O contorno ferroviário que ficará a 10 km da área central de São José do Rio Preto. Serão feitas 25 obras de artes (5 pontes e 20 viadutos ferroviários).
- Contorno ferroviário em Catanduva: serão cerca de 18 km de trilhos e um novo pátio.
- Reativação do ramal ferroviário Colômbia-Pradópolis (158,6 km), que passa por entroncamentos logísticos em Bebedouro e Barretos.
- Reativação do ramal ferroviário Panorama-Bauru (369,1 km), que atravessa cidades importantes como Bauru e Dracena.
- Passarelas, viadutos e pontes (rodoviárias e/ou ferroviárias) em várias cidades paulistas.


Fonte: Correio - RAC