Prova de vida do INSS - 2021.



O que é? : Desde 2012, para evitar fraudes, todos os beneficiários do INSS precisam comparecer a cada 12 meses a sua agência bancária.

O procedimento é obrigatório para todos que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético.

O objetivo desse procedimento é dar mais segurança ao cidadão e ao estado brasileiro, evitando fraudes e pagamento de benefícios indevidos.

ATENÇÃO! QUEM NÃO FAZ A PROVA DE VIDA, TEM O BENEFÍCIO BLOQUEADO!

Quando fazer?: A Prova de Vida deve ser realizada a cada 12 meses. Outras informações sobre o assunto podem ser obtidas pelo telefone 135 do INSS.

No intuito de atender as medidas de enfrentamento de emergência de saúde pública de relevância internacional decorrente da pandemia do Coronavírus (COVID 19), o INSS por meio da Portaria nº 1.278, de 24 de fevereiro de 2021, estabeleceu orientações quanto às medidas protetivas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do coronavírus (COVID 19).

A Portaria prorroga, por mais 2 (duas) competências, março e abril de 2021, a interrupção da rotina de bloqueio dos créditos, suspensão e cessação dos benefícios por falta de realização da comprovação de vida aos beneficiários residentes no Brasil ou no exterior.

Esclarecemos que a referida prorrogação não prejudica a rotina e as obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária pagadora de benefícios, devendo a comprovação de vida junto à rede bancária ser realizada normalmente, no caso do comparecimento do beneficiário às Unidades.

A partir da competência de maio/2021, o INSS retomará os bloqueios por ausência de Prova de Vida de beneficiários residentes no Brasil, de forma escalonada, conforme calendário abaixo:

Prova de Vida realizada: Mês para realização da Prova de Vida:
até Abril/2019 até Abril/2021
Maio e Junho/2019 até Maio/2021
Julho e Agosto/2019 até Junho/2021
Setembro e Outubro/2019 até Julho/2021
Novembro e Dezembro/2019 até Agosto/2021
Janeiro e Fevereiro/2020 até Setembro/2021
Março e Abril/2020 até Outubro/2021

Quem não pode ir à agência?
Procurador cadastrado no INSS. Os beneficiários que não podem comparecer às agências bancárias por motivos de doença, dificuldades de locomoção, podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Agendamento pelo telefone 135
Idosos com mais de 80 anos e benefíciários com dificuldade de locomoção podem solicitar pelo telefone 135 do INSS a visita em sua residência ou local informado, para identificação do titular e a realização da comprovação de vida.

Fonte: Caixa.gov.br