Região de Valinhos e Ribeirão Preto estão incluídas no pacote do Governo de 6 bilhões.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou no dia 19 de outubro, o investimento privado de R$ 6 bilhões, pela empresa Rumo Logística, na malha ferroviária do Estado em obras de duplicação, reativação de trechos inativos, ampliação de pátios e modernização da ferrovia por todo Estado de São Paulo.

A malha administrada pela Rumo conecta todas as regiões do estado com um conceito de multimodalidade, tendo integração com a hidrovia Tietê-Paraná e com a malha rodoviária estadual. A Malha Paulista é uma das mais diversificadas do País, sendo responsável pelo transporte de soja, farelo de soja, milho, açúcar, combustíveis, fertilizantes, celulose, minérios e contêineres.

De acordo com Doria, o investimento irá gerar 134 mil novos empregos e atingirá 5 milhões de pessoas em 72 municípios paulistas com “mais segurança viária e mobilidade urbana”, sendo uma dessas cidades, Valinhos. “Esta ação solidifica a posição do Estado de São Paulo como principal corredor de exportação do agronegócio brasileiro”, reforçou o governador, durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Os endereços que passarão pela adequação viária em Valinhos são: Rua Treze de Maio; Av. Paulista; Rua São Carlos; Rua João Bissoto Filho e Rua Luis Bissoto, com verba R$20.101.995,71 totalizando os investimentos e reformas na cidade. Segundo plano de obras será construído um viaduto de quatro faixas de rolamento com iluminação, sobre a linha férrea do Jd. Bom Retiro que perpassa até a Av. Paulista, por conta dessa obra serão necessárias adequações viárias nas ruas ao entorno.

Além de Valinhos, outros 71 municípios passarão pela obra ferroviária, como: Campinas, Catanduva, Cubatão, Limeira, São Carlos, São José do Rio Preto e Votuporanga. O presidente da RUMO Logística, João Alberto Abreu, prometeu velocidade média nas vias de carga de 60 km/h e ampliação da capacidade 35 milhões de toneladas por ano para 75 milhões de tonelada. Além de produtos da região do Mato Grosso, haverá entradas de bens advindos de Goiás e região. O executivo destacou a implantação de anéis ferroviários para reduzir o impacto do transporte de cargas nos ramais de passageiros.

Nesta quinta-feira (29) representantes da Rumo Logística estiveram na prefeitura de Valinhos para atender demandas solicitadas, tais como roçadas na linha, passagens em nível, o túnel da Vila Santana, entre elas. Neste encontro entrou em pauta o chamado “caderno de obrigações” que a empresa terá que cumprir até o final de 2022, por conta de sua concessão para uso dos trilhos ter sido aumentada para 30 anos. Dentre as obras que constam deste documento estão as obras que serão feitas em Valinhos. Participou também desta conversa o coordenador da frente parlamentar de transportes Lorival Messias de Oliveira.

Fonte: ABIFER

Investimento em ferrovias na região de Ribeirão Preto.

A ferrovia entre as cidades de Colômbia e Pradópolis, que passa por Barretos, Barrinha, Pitangueiras, distrito de Ibitiúva e Bebedouro, será reativada. O trecho tem 158 quilômetros.

“O transporte ferroviário de cargas é o mais eficiente e economicamente viável. É um grande avanço, que ficamos orgulhosos em poder tirar do papel”, explicou o deputado Léo Oliveira, membro da Comissão de Transportes e Comunicações da Alesp.

As obras serão executadas em parceria com a Rumo Logística, com investimento total de R$ 6 bilhões na malha ferroviária paulista. Ao todo 72 cidades serão beneficiadas. É o maior investimento nos últimos 50 anos.

Fonte: ABIFER