Rumo aumenta volume transportado de grãos e de produtos industriais em setembro/2018.



O desempenho operacional de setembro da Rumo teve índices de crescimentos nos dois segmentos transportados. Os produtos agrícolas subiram 13% na comparação entre setembro deste ano e o mesmo mês de 2017, com 3,7 milhões de toneladas ante 3,4 milhões. Quando analisado o segmento de grãos (soja, milho e farelo de soja), o aumento obtido foi de 14%, com 3 milhões de toneladas em setembro deste ano ante os 2,7 milhões de 2017. O mesmo comparativo com relação aos produtos industriais registrou um aumento de 11%, com 1,3 milhão de toneladas em 2018 ante 1,1 milhão do ano passado.

A supersafra de soja encerrada em julho rendeu um excedente que ainda se reflete fortemente no segundo semestre, período em que historicamente não haveria mais esse tipo de grão para ser escoado. Por isso, em números absolutos, setembro fechou com 856 mil toneladas de soja transportadas por ferrovia. Já o farelo de soja ficou em 436 mil toneladas, 27% acima das 343 mil toneladas do mesmo período no ano passado.

No acumulado do ano, a operadora ferroviária já movimentou 30 milhões de toneladas de produtos agrícolas entre janeiro e setembro, 11% a mais do que no mesmo período de 2017. A soja foi a que teve o maior aumento: 31,5%, com 15 milhões de toneladas escoadas ante os 11,4 milhões do ano passado.


Produtos industriais
Além de expandir os volumes transportados de produtos agrícolas (atividade Core Business da Companhia), a Rumo vem desde o início do ano se empenhando em captar novas cargas. O fruto dessa estratégia se mostrou claro no desempenho do segmento de madeira, papel e celulose, que subiu 77% na comparação de setembro de 2018 com o mesmo período do ano passado. Neste nicho, foram 260 mil toneladas ante as 147 mil toneladas de 2017. No acumulado do ano, madeira, papel e celulose totalizaram 2 milhões de toneladas, 82% a mais do que o 1,1 milhão obtido no ano passado.

No total de produtos industriais, o aumento foi de 11%, com 11,2 milhões de toneladas em setembro ante 10,1 milhões de toneladas do mesmo mês de 2017. Dentro desse segmento, além de celulose, a Rumo também transporta combustíveis, contêineres com cargas diversas, produtos siderúrgicos e de construção.


Sobre a Rumo
A Rumo é a maior operadora logística com base ferroviária independente do Brasil e América Latina. A Companhia tem mais de 12 mil quilômetros de trilhos formados por quatro concessões em seis estados: São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Com mil locomotivas e 25 mil vagões, a empresa oferece uma gama completa de serviços interligando centros de produção, polos consumidores e portos marítimos.

Fonte: Abifer