Animada com crescimento de 47% no lucro do 4° tri, Rumo já prevê um 2020 melhor.

A empresa de logística do grupo Cosan (CSAN3) , anunciou na noite de quinta-feira que teve lucro líquido de 202 milhões de reais no quarto trimestre, após 137 milhões no mesmo período do ano anterior.

O número veio pouco acima da previsão média de analistas consultados pela Refinitiv, de 183,5 milhões de reais, e representa um aumento de 47,4% ante mesma etapa de 2018. Já o resultado operacional da companhia medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês), somou 897 milhões de reais entre outubro e dezembro. A margem Ebitda subiu 1,6 ponto percentual, para 53,9%.

Embora tenha crescido 4,2% ante o número ajustado do quarto trimestre de um ano antes, o Ebitda veio abaixo da previsão dos analistas, de cerca de 1 bilhão de reais.

A receita líquida da companhia de outubro a dezembro subiu apenas 1% no comparativo anual, a 1,664 bilhão de reais. O número refletiu a pálida alta do volume transportado no trimestre, de 54 milhões de TKU (toneladas equivalentes).

A empresa explicou que houve forte queda na disponibilidade de milho da área que atende em dezembro, devido a antecipação da safra, o que motivou também a queda de 4,9% no volume de transporte no porto. Por outro lado, o custo dos serviços vendidos subiu 1,6%, para 1,09 bilhão de reais.

O resultado financeiro de 2019 foi uma despesa líquida de R$ 1,198 bilhão, 12% inferior ao ano anterior. Além disso, a dívida líquida caiu 2,3% na passagem do terceiro para o quarto trimestre, a 6,72 bilhões de reais. A alavancagem financeira se manteve em 1,8 vez o Ebitda na base sequencial.

A Rumo afirmou no relatório que ainda existem incertezas quanto a demanda internacional por grãos, o que pode levar mercado a apresentar volatilidade no curto prazo.

Fonte: Revista Ferroviária