Rumo reverte prejuízo e lucra R$ 27 milhões no 1º TRI/2019.

Com ênfase na melhora da performance operacional, a Rumo reportou lucro líquido de R$ 27 milhões no primeiro trimestre, revertendo prejuízo de R$ 59 milhões de um ano antes - considerando a norma contábil IFRS 16, em vigor desde 1º de janeiro deste ano. "Fizemos um bom primeiro trimestre e sabemos que o segundo trimestre deverá ser mais desafiador devido ao cenário de redução na safra de soja, porém com a expectativa de uma excelente safra de milho", afirma a companhia em mensagem da administração que acompanha o demonstrativo financeiro.

Na mesma base de comparação, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) cresceu 12,7%, passando de R$ 711 milhões para R$ 802 milhões, com queda de margem 1,9 ponto porcentual, para 49,0%.

A companhia, controlada direta da Cosan Logística, registrou acréscimo de 12,5% no volume total transportado no comparativo entre mesmos trimestres, para 13,306 bilhões de TKU.A receita líquida somou R$ 1,635 bilhão, com expansão de 17,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já o resultado financeiro da Rumo nos primeiros três meses do ano foi negativo em R$ 325 milhões, cifra 14,3% menor que a informada um ano antes - uma despesa líquida de R$ 379 milhões.Sem considerar ajustes feitos pelo IFRS 16, o prejuízo informado pela empresa no primeiro trimestre de 2018 foi de R$ 58 milhões, o Ebitda somou R$ 650 milhões e o resultado financeiro foi negativo em R$ 349 milhões.

ALAVANCAGEM

No final de março a alavancagem da companhia permaneceu em 2,1 vezes a dívida líquida abrangente/Ebitda, mesmo patamar reportado no final de 2018, considerando o Ebitda de R$ 3,5 bilhões dos últimos 12 meses. "O saldo da dívida líquida abrangente atingiu R$ 7,5 bilhões, 3,8% superior ao quarto trimestre de 2018", destaca a empresa em seu relatório de resultados.Os investimentos (capex) somaram R$ 535 milhões nos primeiro três meses do ano, em linha com o plano de investimentos da companhia.

Fonte: Revista Ferroviária