Rumo tem projeto com MIT.

A Rumo, maior operadora logística com base ferroviária independente da América Latina, fez um projeto de inovação junto com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), uma das mais renomadas universidades e centros de pesquisa científica do mundo.

O trabalho, apresentado no MIT no último mês, envolve a aplicação de um algoritmo de inteligência artificial para otimizar a operação de formação de trens no Porto de Paranaguá, no Paraná.

Durante dezembro, colaboradores da empresa brasileira e estudantes do instituto norte-americano trabalharam juntos para propor soluções de IA com foco no local.

Os estudantes do MIT desenvolveram, então, um algoritmo para ser usado nos sistemas da companhia de acordo com a necessidade.

Com os objetivos de reduzir custos e aumentar a eficiência, o projeto engloba as centenas de vagões que descarregam no cais e precisam voltar rapidamente para os terminais do interior.

A inovação foi selecionada pelo Analytics Lab (A-Lab), departamento do MIT no qual estudantes de graduação e MBA aplicam processos e métodos de analytics, machine learning e tecnologias digitais de ponta para resolver problemas de negócios.

A Cosan, que administra a empresa, tem um projeto para se aproximar de universidades nos Estados Unidos e, de acordo com a companhia, este é o primeiro passo.

“Essas iniciativas permitem trocas ricas de conhecimento e um contato direto com tecnologia de ponta e futuros talentos. Agora, vamos ampliar essa experiência para os outros negócios da Companhia”, afirma Paula Kovarsky, head de relações com investidores e do escritório de Nova York da Cosan.

Com cinco anos de existência, o A-Lab do MIT já levou cerca de 300 estudantes para trabalhar em soluções de projetos que abrangem IoT, tecnologia digital, finanças, marketing, comércio eletrônico, varejo, manufatura, saúde, cadeias de suprimentos médicos e segurança de trabalho.

A Rumo tem 14 mil quilômetros de malha ferroviária no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.

Com mais de 12 mil funcionários diretos e indiretos, a companhia opera 12 terminais de transbordo e seis terminais portuários. A base de ativos é formada por mais de mil locomotivas e 28 mil vagões.

Fonte: ABIFER