Federação, Sindicatos e Associações dos Ferroviários, reúnem-se em Rio Claro/SP.

Nesta 5ª feira (14/07/2022) diversas lideranças da categoria ferroviária no Estado de São Paulo, a convite do Dr. Mauro Lourenço do Prado, Diretor Secretário-Geral da UFA, estiveram na cidade de Rio Claro (SP) para uma reunião com o Deputado Estadual - Dr. Aldo Demarchi.

Neste encontro estiveram presentes, representantes e Diretoria das seguintes Entidades:

• UFA – União dos Ferroviários Aposentados.
• UFAM - União dos Ferroviários Aposentados da Mogiana.
• Associação dos Engenheiros do Estado de São Paulo.
• FNTF - Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários.
• Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Araraquarense.
• Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana.
• Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Mogiana.
• Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas.

Foram debatidas nesta reunião, a situação de penúria e miserabilidade pela qual, estão passando as NOVAS pensionistas ferroviárias, desde 2019 - após a morte de seu marido.

Com a aprovação da Emenda Constitucional nº 103 pelo Congresso Nacional, que tratou da reforma da previdência social, as pensionistas tiveram seus direitos ao recebimento de complementação de pensão NEGADOS pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Temos urgência em revisar este posicionamento, conforme já foi demonstrado em documento entregue pessoalmente ao Governador Rodrigo Garcia, durante sua visita a cidade de Rio Claro.

Somente o Estado de São Paulo adotou esse procedimento, de eliminar o pagamento da complementação da pensão que deveria ser paga pela Secretaria da Fazenda.

Ao tornar-se pensionista, com a morte de seu marido, o INSS, por sua vez, reduz pela metade o valor da pensão, limitando a 50% ou 60% do valor que o aposentado recebia de aposentadoria paga pelo INSS.

O Deputado Aldo de Marchi se comprometeu em contatar o Governador Rodrigo Garcia para que receba, em audiência a ser agendada, a liderança ferroviária que participou desta reunião.

Estamos na expectativa.

Fonte: Deputado Dr. Aldo Demarchi