Governador de São Paulo, Márcio França, lança projeto de trem entre Campinas e SP.
Postado em: 05-09-2018 por:cptmcampinas | Visitas: 4.335 | Comentários:4
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O governador de São Paulo e candidato à reeleição do Estado, Márcio França (PSB) anunciou, terça-feira de manhã, um projeto para trem que ligará Campinas à Capital paulista. A tecnologia tem como objetivo oferecer quatro viagens diárias com capacidade para até mil pessoas entre a Estação Cultura e a Estação da Luz, a partir de 2019.
O anúncio foi feito em Louveira, logo após o governador desembarcar em uma viagem experimental de trem, que teve como ponto de partida a cidade de Campinas. No trajeto, o governante foi acompanhado pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), pelos secretários estaduais de Transportes, Clodoaldo Pelissioni, e de Logística, Mário Mondolfo, além de outros deputados.
Segundo França, o percurso vai aproveitar a ferrovia que já existe e os veículos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que atualmente já fazem diariamente o trajeto entre Jundiaí e São Paulo. A rota (Campinas-Capital) é utilizada atualmente apenas para carga e, com a novidade, passaria também a receber passageiros. A viagem seria de 1h30 de duração e precisaria contar com a implementação de pelo menos 50 quilômetros de trilhos eletrificados pela concessionária Rumo Logística.
Segundo o governador, o projeto não faz parte do plano de Trem Intercidades, que ainda não saiu do papel há, pelo menos, cinco anos. “A ideia é essa. Eletrificando o trecho, as pessoas poderão sair do Centro de Campinas e chegar a São Paulo em 1h30, com conforto, inclusive com Wi-Fi. Certamente vamos tirar muitos veículos do caminho que entopem toda a cidade”, frisou.
Ainda de acordo com França, o investimento em infraestrutura é fundamental para fazer com que o País dependa menos de rodovias. Segundo ele, Campinas tem cerca de 50 mil pessoas que todo o dia poderiam se descolocar para São Paulo por trem. “Esse primeiro trecho que vai de Campinas até Jundiaí dá para ser feito várias vezes por dia, e o trecho de Jundiaí até São Paulo já é feito várias vezes por dia, mas tem ponto a ponto e é demorado. Nós queremos que o trem faça (o caminho) com até duas ou três passagens por dia e de forma rápida”, comentou.
O custo total para as adaptações, para o nivelamento e para a eletrificação da malha não foi detalhado pelo Estado, mas está dentro de um investimento de R$ 5,4 bilhões que será usado para realizar outras melhorias. O valor deverá ser aplicado dentro da concessão em diversos pontos da ferrovia, como por exemplo, o transporte de cargas entre o porto de Santos e as demais cidades.