[RAC] Prefeitos cobram mais ação de Dilma e Alckmin.

Postado em: 18-07-2013 por:cptmcampinas | Visitas: 18.898 | Comentários:7

Chefes do Executivo vão montar agenda com promessas não cumpridas.

Os prefeitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) ficaram revoltados, nesta terça-feira (16), com a informação de que o estudo de viabilidade de um trem ligando Campinas a Jundiaí só ficará pronto em 14 meses, e decidiram montar uma agenda de cobrança para todas as promessas feitas pelos governos federal e estadual.

“Estamos cansados de estudos, de avaliações, de projetos. Queremos ações e vamos cobrar firme”, disse o presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, Milton Serafim.

O governo do Estado informou, no entanto, que 80% dos projetos da Agenda Metropolitana anunciada em 2011 estão prontos ou em andamento.

Serafim informou que vai reunir chefes dos executivos das 19 cidades para ter o que ele chama de “agenda positiva”. O prefeito de Vinhedo lembrou que em novembro de 2011 o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou em Campinas a Agenda Metropolitana, que previa investimentos de R$ 4 bilhões até o ano que vem.

Muitos dos projetos estão sendo realizados, mas conforme o presidente da RMC, outros ainda não saíram do papel, como a implantação de uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Campinas, uma nova Escola Técnica em Sumaré e a nova Fatec em Itatiba.

Outra obra atrasada é a extensão do Corredor Noroeste até Santa Bárbara d’Oeste. Com custo previsto de R$ 144,5 milhões, a licitação não foi aberta. Alckmin incluiu as obras do Corredor Noroeste na lista de três projetos de transporte público do Estado que foram apresentadas ao governo federal, na semana passada, como parte do Pacto Nacional de Mobilidade.

O trem ligando Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira e Jundiaí é outro deles. “O governador, no dia do lançamento da agenda, anunciou a autorização para que o estudo tivesse início. Hoje (terça-feira) ficamos sabendo pelo chefe do Departamento de Planejamento da Companhia Paulista de Trens Metropolitano (CPTM), Rodrigo Sartoratto de Alencar, de que o estudo de viabilidade técnica, operacional e ambiental de um trem metropolitano ligando Campinas a Jundiaí só será concluído em 14 meses”, disse. “Chega de tanto estudo. Todo mundo sabe que o projeto é viável”, afirmou.

O estudo começou em maio. Houve recurso na licitação aberta em agosto do ano passado e o contrato com a empresa Sistran Engenharia Ltda, de R$ 1,08 milhão, só foi assinado em abril.

Uma campanha para a extensão dos trilhos da CPTM até Campinas foi lançada em 2011 pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas, com apoio da Frente Parlamentar de Logística da Assembleia Legislativa, vereadores de Campinas, Valinhos, Vinhedo e Louveira, cidades onde haveria paradas dos trens, e da presidência do Conselho de Desenvolvimento da RMC.

O sindicato estimou que o investimento necessário seria de cerca de R$ 500 milhões, mas o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, discordou. Mais do que recuperar trilhos e dormentes e implantar a linha de energia aérea, seria necessário construir estações e aumentar a frota de trens, o que levaria à necessidade de investimentos de pelo menos o dobro da estimativa sindical.

Federal

A revisão da Agenda Metropolitana, segundo Serafim, é necessária, mas será preciso estabelecer cronograma para os investimentos, com data de início e de entrega, para que os projetos não se percam.

“Quero também um levantamento dos nossos projetos que estão em Brasília, para que possamos cobrar agilidade na aprovação e execução, porque a região não pode mais ficar esperando decisões políticas”, disse. Serafim lembrou que muitas cidades têm orçamento pequeno para fazer frente às necessidades e que as parcerias com o Estado e União são essenciais. As promessas feitas pelo governo da presidente Dilma Rousseff aos municípios, e não cumpridas, serão levantadas nos próximos dias.

Fonte: RAC

Impressionante a má vontade desse povo, todo mundo sabe da necessidade de trens no Brasil não é de hoje.
Ainda acham que precisam estudar 14 MESES a neecessidade de algo assim? R-I-D-I-C-U-L-O!

Enquanto isso, o governo paulista quer contratar mais estudos para estudar a viabilidade de uma linha de trem JÁ EXISTENTE para ligar a região de Campinas a São Paulo (por Jundiaí). Tudo isso, ou para não largar o osso da arrecadação de pedágio (é público e notório o “rabo preso” entre o PSDB e as concessionárias de pedágio, visto a eliminação de vários pontos e fuga determinados por lei), ou para dimensionar corretamente as dimensões que o PROPINODUTO para reativar uma linha QUE ELES MESMOS TIVERAM CORAGEM DE INTERROMPER E REMOVER ATÉ A ELETRIFICAÇÃO (entre os anos de 1999 e 2003), Curioso não? Saudações a todos!

Ta na hora de irmos a rua e protestar contra esse politicos corruptos que só prometem….pra que tanto estudo, estudo, estudo onde o trem da cptm passa sempre tem demanda….o problema é a falta de vontade mesmo…eu moro aki em jundiai e naum acredito que esse trem vai rodar tão já!!!!Se é que vai existir algum dia né!!!!abraços

Matéria muito boa sobre sobre a iniciativa do governo paulista em sucatear o transporte ferroviario das cidades da região de campinas.

vejam o pedagiômetro ao lado………rsssssssssss – PQP dinheiro tem e de monte, o que não se tem é vontade…..pois esse bando de safados, sempre andam de carros, aviões e helicópteros e de graça….
errei uma palavra acima ….FINANCIEM, ou seja, pagam a campanha e depois cobram em dobro ou triplo…..e por aí vai….

concordo com vc Cassio. O que se percebe é falta de vergonha na cara, ou de algumas empreitas que finaciem estas políticos FDP.

Esses estudos so comem o dinheiro da União e do Estado..Prova disso é que se gastou milhões com estudos para o famoso TREM DE ALTA VELOCIDADE e a Presidente ja viu que esse modelo de trem nao vira no Brasil..
Chega de estudos, o Sr Governador precisa é de atitude.
Dinheiro tem, é so nao desviar em super faturamentos nas obras.