[RMC] Frente Parlamentar Ferroviária recebe engajamento dos prefeitos da região.

Postado em: 25-05-2014 por:cptmcampinas | Visitas: 1.578 | Comentários:3

3

Meta é percorrer os municípios de Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas solicitando o apoio dos prefeitos para garantir que o projeto do Governo do Estado inclua esses municípios no trajeto do trem metropolitano.

A união dos vereadores dos municípios de Louveira, Vinhedo e Valinhos em prol do retorno do transporte ferroviário à região tem recebido o apoio dos chefes do Poder Executivo.

Exemplo disso foi a reunião realizada na segunda-feira, 19, entre os idealizadores do movimento, vereadores: Reginaldo Lorençon (Louveira), Carlinhos Paffaro (Vinhedo), Lorival Messias de Oliveira (Valinhos), o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas, Ariovaldo Bonini, e o prefeito de Valinhos, Clayton Machado.

Segundo o coordenador da frente, vereador Lorival, a meta do grupo é percorrer os municípios de Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas solicitando o apoio dos prefeitos para garantir que o projeto do Governo do Estado inclua esses municípios no trajeto do trem metropolitano.

“O apoio dos prefeitos para que o transporte ferroviário entre em operação o mais rápido possível é imprescindível. Estamos aguardando a apresentação do projeto para as autoridades da nossa região, a fim de que os municípios tenham tempo para se preparar. Muitos municípios ainda não adequaram seus planos diretores prevendo o retorno do trem”, cobrou o presidente da Câmara de Valinhos, que também preside o Parlamento Metropolitano da RMC.

O prefeito Clayton Machado estendeu seu apoio ao movimento, se prontificando a agendar uma reunião com os demais chefes do executivo da região, para acertar detalhes da apresentação do projeto. “Toda a região está mobilizada pela causa do trem. Não temos dúvida de que ele é a solução para melhoria na mobilidade urbana”, salientou.

Para o vereador vinhedense, a população já demonstrou que quer um novo modelo de transporte. “O trem é a única alternativa para desafogar o trânsito das rodovias”, destacou Carlinhos Paffaro.

Reginaldo Lorençon lembrou que o transporte ferroviário trará muito mais economia a região. “Precisamos de um transporte de massa que atenda a todos”, reivindicou o vereador de Louveira.

Já o representante do sindicato destacou os benefícios da integração com os demais meios de transporte e as conquistas da frente neste período. “Quando começamos a falar em trem, todo mundo achava que a gente era louco, hoje todos concordam que ele é a única solução para o Brasil. O trem não irá competir com os demais meios de transporte, ele irá somar”, completou.

 
Próximas audiências

Os municípios de Hortolândia e Americana já demonstraram interesse em receber audiências públicas para discutir o transporte ferroviário de passageiros. Desde janeiro, a Frente Parlamentar aguarda a vinda do secretário de transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes, para a apresentação do projeto anunciado pelo governador.

O Parlamento Metropolitano da RMC – órgão que congrega as 20 câmaras da região – discutirá o trem regional na sua próxima reunião, do dia 30 de maio. O Conselho de Desenvolvimento da RMC, também abordará o tema, a pedido da Frente, inclusive cedendo espaço aos coordenadores do movimento para falarem sobre a campanha iniciada em 2011.

 
Projeto anunciado

Em abril de 2013, a CPTM contratou a empresa Sistran Engenharia Ltda. para elaborar os estudos de viabilidade técnica, operacional, ambiental e de inserção urbana de rede de transportes de passageiros sobre trilhos de alta e média capacidade para a região metropolitana de Campinas e projeto funcional da sua ligação com aglomeração urbana de Jundiaí.

Segundo informações do governo estadual, quatro grupos estão interessados em assumir o projeto do trem regional, que irá ligar Americana até São Paulo, passando por Campinas e outras cidades da região localizadas no trajeto. Segundo o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o edital para a licitação das obras será publicado ainda neste semestre.

A estimativa é que a implantação do projeto tenha início em 2015, começando por Americana e com conclusão em 2019. O trem regional será construído através de uma Parceria Público Privada (PPP) e o custo ainda está sendo calculado pelo governo estadual.

Comentários (3)

Olá a todos !!!!!!!!!!!!!!
Gente este governo é um crápula, todos anos que tem eleições estes políticos sem vergonhas vem com estas idéias de trem para Campinas e região, isto já se arrastam a 20 anos, é tudo conversa mole , porque depois que passar as eleições estes políticos não vão fazer nada de trem.
Vamos dar um basta.
NÃO VOTEM NESTES VERMES.

Eu sou novo ao acompanhar as questões do trem, mas oque tenho visto é que se fala muito e pouco se fazem por este projeto, , mas se eu estiver errado me perdoe, dizem que querem começar por americana, eu resido em Campinas, porque não começar já por Louveiras, depois vinhedo,Vinhedo,valinhos,Campinas,Sumaré e por fim Americana. Sendo assim tenho quase certeza que será muito mais rapido a implantaçao do trem, já que o traçado já está feito, bastando somente a manutenção da segunda linha, já que hoje só utiliza uma unica linha pelo transporte de carga.Porisso façam a diferença e agilizem esta obra prara o povo da região de campinas. Obrigado.

Olá Pessoal

Essa matéria nada animadora, fala que Campinas e região,já tem 7 Projetos de Trens que se arrastam há 10 e 20 anos, e até hoje encontre-se na Gaveta. E o nosso Trem que faz parte da luta,não está na lista da Matéria , ou muitos confundem com Trem-Regional.
E se voçes quiserem postar no blog, fico ainda mais grato.

http://correio.rac.com.br/_conteudo/2014/05/capa/campinas_e_rmc/177925-volta-do-trem-de-passageiros-tem-7-planos-e-nenhum-prazo.html

Absurdo! Neh pessoal ? Acredito que dinheiro e Projetos prontos, eles já tem. O que falta é mesmo VONTADE POLITICA e FALTA DE VERGONHA NA CARA,ou seja, a nossa politica está mesmo com “Falta de Gestão” séria. A não ser, se não há interesses Rodoviaristas por trás que pressionam para que os Estudos vão para gaveta.

Muito Obrigado pela atenção pessoal!

Deixe seu comentário

Inline