RMC – Reuniao Parlamentar – Várias moções foram apresentadas e sugeridas na reunião para integrarem próximas pautas.

Postado em: 03-06-2014 por:cptmcampinas | Visitas: 3.181 | Comentários:0

0

Com grande representação regional, o Parlamento Metropolitano realizou nesta sexta-feira, 30, em Americana, reunião mensal para discutir os benefícios do trem Metropolitano para a RMC.

 
Participaram da mesa que conduziu os trabalhos, o presidente do Parlamento Metropolitano, Lorival Messias de Oliveira, o presidente da Câmara de Americana, Paulo Chocolate, a vice-presidente da Câmara de Holambra Jacinta Heijden e os palestrantes: Francisco Aparecido Felício, “França” (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas) e Antonio Carlos Fernandes Lima Junior (Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e Tribunais de Contas Municipais).

Em sua explanação, o presidente do Sindicato deu detalhes sobre o projeto do trem regional anunciado pelo governo do Estado, cujas obras estão previstas para iniciarem em 2015. Também destacou a importância de um novo modelo de transporte que atenda a região e que possa ser interligado aos demais. “A cada dois dias em São Paulo a CPTM e o Metrô transportam a população inteira da cidade. Isso vem demonstrar que a população é adepta a esse tipo de transporte. São mais de 5,6 bilhões de pessoas transportadas em um ano somente na capital”, informou.

França também falou sobre o incentivo fiscal dado pelo governo federal para aquisição de automóveis novos e o impacto desse crescimento nas rodovias e nos municípios, que já estudam pedágios urbanos, como Americana. “Não adianta fugirmos. A solução para a mobilidade passa pela ferrovia. Não podemos pensar individualmente, apenas enquanto municípios, mas na região com um todo. A alternativa é a ferrovia, essa que foi renegada no passado” e finalizou pedindo o engajamento das autoridades regionais para exigirem do governo do Estado agilidade na implantação do projeto.

 
Fenalegis como parceira das instituições.

A importância dos Fóruns Legislativos como parceiros no resgate das instituições foi o tema da segunda palestra do dia, com a participação do presidente da Fenalegis (Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e Tribunais de Contas Municipais), Antonio Carlos Fernandes Lima Junior.

Antonio Carlos fez uma breve apresentação da instituição e de como ela atua, auxiliando na capacitação dos agentes públicos e servidores (efetivos ou em comissão). Detalhou um dos eventos oferecidos pela instituição, os Fóruns Legislativos, que oferecem às câmaras cinco palestras no mesmo dia, com temáticas modernas do relacionamento do legislativo com a sociedade, procurando trazer profissionais e especialistas com ângulos diversos para poder gerar informações amplas e plurais. “Estamos à disposição de vocês, nós queremos ser parceiros no resgate das instituições, queremos ajudar a capacitar o agente e o servidor para prestar um serviço com cada vez mais qualidade a nossa sociedade”.

 
Proposições aprovadas.

Na parte das proposições, foi aprovada Moção de Apelo ao Governador para inclusão dos municípios de Pedreira e Jaguariúna nas categorias de “município estância” ou de “interesse turístico” de autoria do presidente da Câmara de Pedreira, José Serra.

Também destinada ao governador, recebeu aprovação unânime, Moção de Apelo para remanejamento de possível construção de presídio entre as cidades de Limeira e Santa Bárbara d’Oeste de autoria do vereador Kadu Garçom.

Por sugestão dos vereadores cosmopolenses, foi aprovada Moção de Apelo à Concessionária Rota das Bandeiras, para implantação de passarela na Rodovia SP-332, a fim de contemplar os moradores dos bairros s bairros Jardim Santana e Parque Real, mais conhecido por “Nosso Teto”.

Minuta de projeto de lei dispondo sobre a realização de uma Campanha Regional Antipichação, sugerida pelo presidente Lorival, também recebeu aprovação. “O Parlamento é feito com a participação de cada um dos vereadores e das cidades envolvidas. Felizmente as reuniões tem sido positivos e muitas das demandas apresentadas estão recebendo a devida atenção”, salientou Lorival.

Deixe seu comentário

Inline