Frente Parlamentar Ferroviária recebe apoio do Prefeito de Louveira, Júnior Finamore.

Postado em: 06-06-2014 por:cptmcampinas | Visitas: 1.997 | Comentários:0

Na próxima semana, membros da Frente estarão reunidos com o Prefeito de Jundiaí, Dr. Pedro Bigardi.

O movimento que pleiteia o regresso do trem de passageiros na região recebeu mais um importante apoio nesta terça-feira, dia 3 de junho. Trata-se do Prefeito de Louveira, Dr. Junior Finamore (PTB), que recebeu os integrantes da Frente Ferroviária e oficializou seu engajamento à causa para melhoria na mobilidade urbana da região.

Participaram da reunião, o Coordenador da Frente e Presidente da Câmara de Valinhos, Lorival Messias de Oliveira (PROS); o Vereador de Louveira, Reginaldo Lorençon (PSDB); o Vereador de Vinhedo, Carlinhos Paffaro (PR) e o Vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas, Ariovaldo Bonini Baptista.

O Prefeito de Louveira disse que apoia a iniciativa em trazer o trem de volta para os trilhos da região. “O projeto é bom e excelente, mas temos que fazer uma proposta que se viabilize. Ainda que o trem não pare em municípios menores, só o fato de ele ir até Campinas e Americana já é um grande avanço”, salientou.

O Prefeito Finamore, ainda anunciou que o município de Louveira irá readequar todas as passagens de nível, a exemplo de Vinhedo. “Nós iremos fazer a nossa parte; certamente até o trem chegar essas transposições estarão prontas”.

Para o Coordenador da Frente os apoios dos Prefeitos são essenciais para o movimento ganhar força. “Nosso objetivo é reunir os cinco Prefeitos da nossa região [Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos, e Campinas] para exigirmos do Governo do Estado a apresentação do projeto do trem regional em nossa região.

O projeto está previsto para ter início em 2015 e muitos municípios nem começaram a se adequar”, lamentou Lorival. A mesma opinião foi partilhada pelo representante do Sindicato ao lembrar o estado de abandono das linhas férreas nos municípios. “É inadmissível termos a linha passando no quintal de casa e não a utilizarmos para o transporte de passageiros, visto que hoje, somente é usado para o transporte de cargas. Falta empenho e vontade política para trazer o trem de volta a nossa região”, afirmou Bonini.

Carlinhos Paffaro destacou a importância histórica das ferrovias no desenvolvimento dos municípios e a supervalorização do transporte rodoviário. “É uma pena não termos investido na ferrovia. Transporte de massa é trem; os congestionamentos nas rodovias provam diariamente isso”.

Para o vereador Reginaldo Lorençon somente com a união dos Prefeitos e das autoridades, este projeto será agilizado. “Não podemos mais depender de um único modelo de transporte para a nossa região. Temos a linha férrea nas cidades, há o interesse dos Prefeitos, então vamos cobrar do Governador agilidade nos trâmites”, reforçou o vereador de Louveira.