Secretaria de Transportes Metropolitanos ratifica contratação do BID para estruturação do Trem Intercidades.

Postado em: 23-08-2019 por:cptmcampinas | Visitas: 1.209 | Comentários:0

imagem: abifer.org.br

O Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, ratificou o ato de Inexigibilidade de licitação para contratação do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

O objetivo do contrato, com prazo de 2 anos, é a cooperação técnica para estruturação do Projeto Trem Intercidades. O despacho saiu publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 22 de agosto.

imagem: despacho / abifer.org.br

TRATATIVAS
As tratativas com o BID começaram há meses. O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, esteve reunido no dia 15 de janeiro de 2019, com membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento. A reunião teve como objetivo discutir alternativas técnico-financeiras para viabilizar o Trem Intercidades.

Conforme informado por Baldy, em nota, a prioridade será a construção dos trechos São Paulo-Campinas, Campinas-Americana. Entretanto, o secretário afirmou que também serão retomados estudos relativos aos projetos das regiões de São José dos Campos, Sorocaba e Santos.

Baldy informou à época que seria assinado em breve um termo de cooperação com o BID, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e o Ministério da Infraestrutura, para a execução do Trem Intercidades. Disse ainda que para os próximos meses estava prevista a definição da modelagem técnico-financeira a ser adotada.

O presidente da CPTM, Pedro Moro, afirmou em encontro com sites de mobilidade, entre os quais o Diário do Transporte, no dia 30 de julho de 2019, que a concessão do Trem Intercidades para Campinas vai incorporar a concessão da linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí).

Em viagem à China no começo de agosto, o governador de São Paulo, João Doria, e o secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, tiveram um encontro com o presidente da CR20, empresa do grupo CRCC – China Railway Construction Corporation, Mr. Deng Yong. Segundo Doria, a gigante do setor metroferroviário demonstrou interesse nos projetos para CPTM, Metrô e ferrovias em geral.

“Hoje, aqui em Beijing, almoçamos com o presidente da CR20, empresa do grupo CRCC – China Railway Construction Corporation, Mr. Deng Yong, que é li?der mundial no setor ferrovia?rio, com 350 mil funciona?rios e faturamento superior a US$ 110 bilho?es. A empresa demonstrou forte interesse em investir no Estado de SP em projetos de mobilidade urbana com os trens da CPTM, Metrô e ferrovias”, afirmou o governador. Relembre: Doria inicia conversas com gigante ferroviário chinês sobre projetos de concessão.

A CCRC já tem negócios relacionados aos transportes metropolitanos em São Paulo.

APRESENTAÇÃO
O Trem Intercidades (TIC) consta de uma apresentação da STM – Secretaria de Transportes Metropolitanos obtida pela reportagem do Diário do Transporte no final de março.

O documento prevê a concessão, operação, manutenção e obras de requalificação da Linha 7-Rubi, que liga a estação da Luz a Jundiaí, e o Trem Intercidades.

Com prazo de 30 anos, a concessão estima investimentos de R$ 7 bilhões. O projeto do TIC, designado como Serviço Expresso, partirá da estação Barra Funda com paradas em Jundiaí e Campinas, numa extensão de 102 km e tempo de viagem estimado em 60 min.

Já o projeto da Linha 7-Rubi incluirá um Serviço Parador, ligando as cidades de Valinhos, Vinhedo, Louveira e Jundiaí e integrando em Francisco Morato, com extensão de 65 km e 9 Paradas.

No caso do TIC Serviço Expresso, a demanda prevista é de 68,5 mil passageiros/dia.

No Serviço Parador da Linha 7 – Rubi, entre Luz e Jundiaí, com extensão de 60,5 Km e 18 estações no total, a demanda é de 442 mil passageiros/dia.

PARCERIAS COM CONCESSIONÁRIAS DE FERROVIAS
O governador João Doria tem procurado realizar parcerias com empresas que detém concessões de trechos ferroviários no estado.

No final de janeiro, o governador paulista anunciou, juntamente com o ministro da Infraestrutura, um acordo para viabilizar a construção do Ferroanel, obra que atenderá tanto o transporte de carga como o de passageiros.

Os investimentos para a linha férrea de 53 km virão dos recursos provenientes da outorga de concessão ferroviária da MRS Logística, de R$ 3,5 bilhões, que serão investidos pelo Governo Federal. Eles só serão possíveis graças à antecipação da prorrogação do contrato com a MRS por mais 30 anos.

A obra permitirá finalmente que os trens de passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deixem de compartilhar os trilhos com o transporte de carga. Com a obra pronta, a carga será transportada em via exclusiva. Relembre: Doria anuncia parceria com a União para construção do Ferroanel; obra atenderá transporte de carga e passageiros.

Oficialmente, em nota, a STM afirmou não reconhecer o relatório, e que ainda não definira as prioridades dos investimentos: “A Secretaria de Transportes Metropolitanos desconhece o relatório divulgado sobre investimentos da pasta. Projetos e obras da Secretaria estão em fase de reconhecimento pela nova gestão para a definição de prioridades.”

O Diário do Transporte confirmou a existência do documento de intenções junto a fontes ligadas à pasta, que reiteraram que as estimativas são levadas em consideração, mas que não se tratam da versão final dos projetos.

No dia 2 de abril, o próprio Secretário Alexandre Baldy confirmou, em entrevista ao Valor Econômico, que iria apresentar ao governador João Doria o que chamou de ambicioso plano de mobilidade, com projetos e metas para 2022. Algumas ações já começariam neste ano, se depender da vontade do chefe da pasta.

Fonte: Abifer