[Prefeitura Municipal de Pedreira] – Repercussão do lançamento da Campanha CPTM Campinas.

Postado em: 24-08-2011 por:cptmcampinas | Visitas: 16.563 | Comentários:1

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas realizou audiência pública, no Salão Vermelho, da Prefeitura de Campinas, para iniciar o debate sobre a importância de se estender a linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até Campinas. Atualmente, os trens da linha 7 (Rubi) fazem o trajeto Estação da Luz (na capital) até a cidade de Jundiaí. O objetivo dos ferroviários é que a nova linha também beneficie as cidades de Valinhos, Vinhedo e Louveira.

Abrindo o evento, o presidente do Sindicato, Francisco Felício, destacou a importância da retomada dos investimentos em ferrovia devido aos altos custos que o atual modelo de transporte impõe ao país. Francisco também salientou a importância social da implantação da nova linha. Atualmente, a passagem da CPTM custa R$ 2,90 com direito a integração com o Metrô. Ele ressaltou o benefício à população carente, que muitas vezes não pode se deslocar de Campinas até a Capital, e reforçou a importância ambiental da questão com a redução de veículos nas estradas. O objetivo dos ferroviários, segundo Francisco, é “devolver à população o transporte ferroviário de passageiros”.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas e prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes Junior, esteve presente na reunião, e enfatizou que a CPTM possui 89 estações, com extensão total de 260 km. São 119 trens que realizam 2.437 viagens/dia para atender 22 cidades e transportar mais de dois milhões de passageiros. Apenas a linha Rubi (Estação Luz-Jundiaí) transporta 386 mil passageiros/dia.

Estão previstas novas audiências públicas nas cidades de Louveira, 26 de agosto, Valinhos, 12 de setembro, e Vinhedo, no dia 29 de setembro de 2011.

Fonte: Prefeitura Municipal de Pedreira

Olá, concordo em num. reg. e grau, existe realmente a necessidade de extender a malha ferroviária, sou de sp-capital, onde em horário de pico do centro até z. sul, chega a quase 4 horas, de ônibus, não sendo muito diferente de carro.Ônibus lotados, diga-se de passagem.