Edmar e Lourençon se engajam para trazer trem da CPTM.

Postado em: 24-08-2011 por:cptmcampinas | Visitas: 2.445 | Comentários:0

0

O vice-presidente da Câmara Municipal de Louveira, Edmar Pinheiro de Lima (PMDB), acompanhado pelo vereador Reginaldo Lourençon (PSDB), participaram na última semana de audiência pública, no salão Vermelho da Prefeitura de Campinas, para iniciar o debate sobre a importância de se estender a linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até Campinas com paradas em Louveira Vinhedo e Valinhos. Atualmente, os trens da linha 7 (Rubi) fazem o trajeto estação da Luz (na capital) até a cidade de Jundiaí.

Abrindo o evento, o presidente do Sindicato, Francisco Felício, destacou a importância da retomada dos investimentos em ferrovia devido aos altos custos que o atual modelo de transporte impõe ao país. Francisco também salientou a importância social da implantação da nova linha. Atualmente, a passagem da CPTM custa R$ 2,90 – com direito a integração com o Metrô. Ele ressaltou o benefício à população carente, que muitas vezes não pode se deslocar de Campinas até a Capital, e reforçou a importância ambiental da questão com a redução de veículos nas estradas. O objetivo dos ferroviários, segundo Francisco, é “devolver à população o transporte ferroviário de passageiros”.

O vereador Edmar Pinheiro afirmou que os municípios querem somente resgatar o que tinham no passado. “como Louveira possui uma localização privilegiada devido às rodovias as empresas foram chegando e hoje estamos com a malha viária praticamente saturada quase ilhados. A saída com certeza é o transporte ferroviário. Hoje temos uma classe trabalhadora além, dos estudantes que necessitam desse transporte. Quando os vereadores levantam uma causa ela acontece, porque ele é o político que tem maior contato com a população”.

Para o vereador Reginaldo Lourençon a chegada do trem até a cidade de Louveira pode impulsionar o Turismo Rural já que a cidade participa do Circuito das Frutas. “A idéia é muito importante para incentivar os agricultores da nossa região. Para isso, aproveito para colocar o legislativo louverense a disposição para essa luta”.

O deputado federal Guilherme Campos (DEM/SP) fez um histórico da contribuição que as ferrovias deram para a integração da sociedade. Como exemplo, citou Campinas, que se desenvolveu a partir de um entroncamento das principais ferrovias paulistas. Para o deputado, o tema levantado pelos ferroviários é “importante e não tem bandeira política porque é um tema que interessa a toda a população”.

Pedro Bigardi, deputado estadual pelo PCdoB, reforçou o esgotamento do modelo rodoviário e os problemas que traz para a mobilidade urbana. Bigardi é coordenador da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem (Frenlog) da Assembléia Legislativa Paulista. O deputado considera que “é necessária uma atualização profunda do Plano Estadual de Transportes, principalmente por conta da nova fase de desenvolvimento que o Brasil passa”.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Louveira

Inline