Vereador Carlinhos Paffaro (PR) representando Vinhedo na 1ª Audiência Pública da Campanha CPTM Campinas.

Postado em: 31-08-2011 por:cptmcampinas | Visitas: 3.538 | Comentários:1

Na última sexta-feira, 12, o vereador Carlinhos Paffaro (PR) participou da 1ª Audiência Pública da CPTM, realizada no salão vermelho da Prefeitura de Campinas para tratar da expansão até a referida cidade da linha que atualmente liga São Paulo à cidade de Jundiaí. Com isso, o trem passaria pelos municípios de Louveira, Vinhedo e Valinhos.

O vereador já havia iniciado as discussões sobre o tema junto ao parlamentar de Louveira Reginaldo Lourençon (PSDB), e realizado uma reunião com o diretor-secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas (STEFP), José Antônio Matias.

O evento contou com a presença de ex-ferroviários, representantes de sindicatos e de inúmeras autoridades das cidades interessadas na expansão do trajeto do trem de passageiros de São Paulo até Campinas. Para compor a mesa diretiva foram chamados os vereadores Carlinhos Paffaro, representando Vinhedo; Reginaldo Lourençon e Edmar Pinheiro (PMDB) de Louveira; Lorivaldo de Oliveira (PT) de Valinhos; Sérgio Benassi (PCdoB) de Campinas; o Deputado Estadual, Pedro Bigardi (PCdoB); o representante do Secretário de Transporte de Campinas, André Aranha; o Deputado Federal, Guilherme Campos (DEM); o Prefeito de Pedreira, Hamilton Júnior (PSB); e o Presidente do Sindicato da CPTM, Francisco Felício.

Francisco Felício abriu o evento relembrando o sucateamento o transporte ferroviário. O Deputado Estadual Pedro Bigardi, Presidente da Frente Parlamentar de Logística da Assembléia de São Paulo, enfatizou que “a questão mais debatida atualmente nas médias e grandes cidades é o esgotamento do sistema rodoviário de transportes, o que faz com que o transporte ferroviário volte à pauta política como a solução para a locomoção de passageiros de forma segura, prática e eficiente”.

O Deputado Federal Guilherme Campos, por sua vez, destacou que “as ferrovias promovem uma integração da sociedade e sua expansão não deve ser pensada só até Campinas, mas além, ligando importantes cidades do Estado”; o Deputado também parabenizou a presença de representantes do legislativo das cidades da RMC, “na pessoa do Carlinhos Paffaro dou as boas vindas a todos os vereadores que se prontificaram nessa luta”.

Carlinhos Paffaro relembrou a importância do transporte ferroviário para o desenvolvimento do município “antigamente era o meio de transporte mais utilizado para o passeio, trabalho e para os estudantes”. O vereador também destacou toda importância que a melhoria tem para a população. “Essa é uma das maiores iniciativas em prol da população realizada nos últimos tempos e nós, do Circuito das Frutas, precisamos muito desse transporte. O ideal será construir terminais rodoviários junto às estações de trem criando uma integração dos meios de transporte, suprindo assim a demanda da população”. O vereador lembra que a luta não é apenas pela expansão do trajeto do trem de passageiros da CPTM até a cidade de Campinas, mas também a modernização com vagões mais silenciosos, oferecendo ar condicionado, cabine exclusiva para mulheres, utilização de energia limpa, etc

Fonte: Câmara Municipal de Vinhedo

Como ex-morador de São Paulo, atualmente residindo em Valinhos, apoio totalmente essa iniciativa.
Será um rápido, barato e importantíssimo serviço para milhares de pessoas que moram e trabalham no trecho entre Jundiaí e Campinas, e hoje tem à disposição apenas ônibus. E a ligação até São Paulo, mesmo que fosse necessária uma baldeação gratuita em Jundiaí, também criaria imensas possibilidades de trabalho, estudo e lazer para toda essa gente. Eu usaria direto esse trem.

Sugestão: um abaixo-assinado eletrônico aqui no blog, divulgado em todas as rádios e outros meios de comunicação da região.