Na Reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), realizada em Campinas no dia 11/11/2011, o Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Dr. Jurandir Fernandes, confirma análise de viabilidade para a extensão das linhas dos trens da CPTM até Campinas.

Postado em: 24-11-2011 por:cptmcampinas | Visitas: 6.050 | Comentários:6

É de extrema importância esse projeto, sem contar que as cidades da região metropolitana de Campinas como Americana, Nova Odessa, Sumaré e Hortolandia também deveriam ter um trem que ligasse estas cidades até Campinas, ficaria facil a locomoção até a capital, quem iria agradecer seria os comerciantes que vão até o Brás e adjacencias para fazer compras !! A Supervia que administra o setor ferroviario de passagiros na capital fluminense é um exemplo de sucesso !

Espero que o estudo saia realmente do papel, Jundiaí e Campinas merecem ser interligadas! O estudo que a CPTM já havia feito, antes do projeto do trem bala – TAV -, que previa um trem regional ligando Campinas, Jundiaí e São Paulo, com trens a 160 km/h com um percurso de 50min já previa uma demanda de 170 mil passageiros por dia! http://www.cptm.sp.gov.br/E_PROJETOS/Livro_TrensRegionais_dez2010.pdf /// Acredito ainda que deveria haver outro estudo que é explícito ser necessário, a baita demanda que há entre Campinas, Hortolândia, Sumaré, Nova Odessa, Americana e Sta. Bárbara! os ônibus metropolitanos entre essas cidades do eixo noroeste metropolitano, incluindo até Monte Mor, estão super lotados, imagem incluindo os fretados e os automóveis, daria uma demanda de uns 200 mil passageiros e isso dentro da RMC! na Grande Porto Alegre tem-se um eixo parecido com Campinas-Americana onde há um trem metropolitano que chega aos seus 200 mil passageiros por dia, Porto Alegre-São Leopoldo, onde de Canoas a São Leopoldo temos por volta de pouco mais de 1milhão de hab (incluindo Novo Hamburgo) e tendo Porto Alegre quase 1,5milhão. Já de Hortolândia a Americana, incluindo Santa Bárbara e Monte Mor, temos também pouco mais de 1milhão também e tendo Campinas 1,1 milhão. A RMC está saturada e com certeza merece atenção da CPTM, que é uma Companhia PAULISTA e náo PAULISTANA.

Concordo com vocês. A participação política está a cada dia melhor.. evoluindo e crescendo aos poucos. Seria interessante e de fundamental importancia para que essa campanha saia do papel, ver a participação integral de todos os políticos da região; uma vez que o trem beneficiaria diversas cidades, e não só campinas. Eu nao botava muito fé nessa campanha, na primeira vez que ouvi falar.. mas agora, aplaudo de pé o sindicato idealizador da campanha, sr. Francisco Felicio e Ariovaldo Bonini. Grande abraço, e continuem na luta!

O MAL DISSO É SEMPRE ESTUDOS..O TREM BALA TA EM ESTUDO ATE HOJE E NAO SAI DO PAPEL E ten nais o problema é que os politicos andam de mãos dadas com a empresas de onibus (grandes patrocinadoras das Campanhas eleitorais). Prova disto que da pra contar nos dedos os politicos que abraçam esta causa.

concordo com vc Bruno!

penso não ser necessário muito estudos de viabilidade – tá na cara que esta região precisa de transporte de trem de passageiros.

só o governo não vê isso. tá na cara.

Achei que esta Análise ja estava sendo feita pela Emdec como diz na Materia do Correio Popular e estaria pronta no maximo em 3 meses…
Sera que os Estudos da Viabilidade Não comecaram Ainda?
E se não começou…quando começara? e quando terminara?
Fica Ai a Pergunta Para aqueles como eu que não veem a Hora deste Projeto Extraordinario Saia do Papel e volte aos Historicos trilhos de Nossa Região aonde jamais deveriam Ter saido