Câmara Municipal de Campinas discute a importância do trem entre Campinas e São Paulo.

Postado em: 02-07-2012 por:cptmcampinas | Visitas: 20.387 | Comentários:7

Um debate com o tema Transporte sobre trilhos fechou com chave de ouro o Ciclo sobre Mobilidade Urbana em Campinas.

O evento deste sábado foi pautado no Projeto de Lei 295/2012 do Deputado Estadual Gerson Bittencourt, que propõe a modernização, integração e expansão da Linha 7 (Rubi) da CPTM de Jundiaí a Campinas. A linha tem início na Estação da Luz na capital Paulista, passa por 17 estações e tem seu ponto final em Jundiaí.

“A proposta passa por algumas etapas. A primeira é a modernização com a troca de trens velhos pelos novos, adaptação das estações para maior acessibilidade e modernização do sistema de abastecimento elétrico, segurança e sinalização. A segunda é a expansão, sair de Jundiaí e chegar até a estação central de Campinas, passando por Louveira, Vinhedo e Valinhos. Isso vai gerar emprego e renda, além de qualificar a mão de obra de toda a região metropolitana. Na sequência, vem a integração, para que com o Bilhete Único Metropolitano as pessoas possam fazer qualquer tipo de integração entre as regiões metropolitanas. E por fim a organização de todo o sistema de transporte com a participação da sociedade”, explicou o deputado Gerson Bittencourt.

O debate, acompanhado por cerca de 100 pessoas, também contou com a participação do Presidente do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte Valter Rocha, do Chefe do Departamento de Controle e Atendimento da EMDEC Juarez Bispo Mateus e do presidente do Sindicato dos Ferroviários Francisco Felício. Todas as intervenções do debate foram no sentido de apoio e incentivo ao projeto.

“Deixamos esse tema para o último debate porque é de extrema relevância. Eu não imaginava que tinha tanto apelo popular. Encerramos o nosso primeiro ciclo em alto estilo e introduzindo na mobilidade urbana de Campinas o tema transporte coletivo sobre trilhos”, concluiu o vereador Josias Lech.

O ciclo de debates promovido pela Comissão de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário da Câmara, presidida pelo vereador Josias Lech, discutiu também o PAC Mobilidade Urbana, o transporte coletivo e o trânsito da cidade.

Entenda o projeto

Atualmente, a linha 7 – Rubi conta com 17 estações entre Jundiaí e São Paulo, e pode ser percorrida em aproximadamente 80 minutos. A tarifa é de R$3,00. Nas estações Barra Funda e Luz é permitido integrar com toda a rede da CPTM e do Metrô sem pagar uma nova passagem.

Para utilizar os ônibus da SPTrans na capital, paga-se apenas mais R$1,65 com o Bilhete Único. Não há nenhuma integração tarifária com ônibus da EMTU ou das demais cidades.

Os trens na sua maioria são velhos, sem ar condicionado, suspensão antiga, estações com pouca ou nenhuma acessibilidade e subestações de energia e instrumentos de sinalização defasados, o que contribui para constantes panes, quebras e superlotação.

No trecho entre Jundiaí a Campinas, as estações estão desativadas, sendo a linha utilizada apenas para transportes de cargas.

O Projeto de Lei do Deputado Gerson Bittencourt (PT) prevê a modernização de todo esse sistema de transporte, com a substituição dos trens velhos, trilhos, sinalização, subestações de energia, passarelas, adequação e reforma das atuais estações, além da construção de uma nova estação em Campinas (ao lado da Unip, no Swift). Mais conforto e diminuição do tempo das viagens e de espera para o usuário.

Prevê ainda extensão a da Linha 7 Rubi até a cidade de Campinas, passando por Louveira, Vinhedo e Valinhos, tornando-a a única linha da CPTM capaz de ligar as duas maiores Regiões Metropolitanas e o Aglomerado Urbano de Jundiaí. Mais cidades incluídas, patrimônio histórico resgatado e preservação do meio ambiente.

É ainda mais ousado, quando propõe a integração das tarifas de todo o sistema de transporte público, praticando nas 11 cidades aquilo que se faz na capital, com a inclusão dos ônibus da EMTU. Mais economia no bolso do trabalhador com a diminuição dos custos com transportes.

Para organizar toda a proposta, proporcionando planejamento coletivo e gestão do sistema, propõe a criação de uma Comissão da Mobilidade Urbana, órgão gestor e Câmara de Compensação Tarifária, todos vinculados aos Conselhos de Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas e com a participação social. Mais eficiência e transparência de todo o sistema de transportes.
Clique na foto para ampliar.

Autor/Fonte: Marília Varoni e Michelle Masotti
Fonte: Gerson Bittencourt
Fonte: Josias Lech

Cabe a nós cobrarmos de nossos politicos, para que essa luta do sindicato possa ser realidade o mais breve possivel. Tem muito politico querendo pegar uma vaga nesse vagão, mas se vermos as fotos das audiencias que foram realizadas..sabemos realmente quem esta dando uma força…

Tenho que agradecer pelos esforços dos Políticos Envolvidos e do Sindicato dos Ferroviários pelo esforço de estender a Linha 7 da Cptm até nossa Região e por sinal nada mais do que justo já que a nossa região sofre Muito com Impostos…Vide os Pedágios e os preços cada vez mais abusivos das passagens de ônibus até a Capital hoje na faixa de 22,50 ou 23,50 totalizando quase 50 Reais ida e volta fora os gastos de transporte que teria na Capital..
Apesar dos esforços citados a cima dos nossos Políticos e Sindicato eu infelizmente não vejo o mesmo de nosso Governo que vê na Verdade o transporte sobre trilho da nossa região com maus olhos para falar Verdade.
E um dos motivos de eu pensar assim por exemplo é do Edital que até hoje não deve ter Saído.
Bem,em fim encerro Parabenizando a todos pela Campanha e digo que com o apoio Maciço da População, dos Políticos e do Sindicato vejo que o Governo não terá outra alternativa em ceder e trazer a Cptm para nossa região trazendo um grande avanço para todos Nós…Um Abraço a Todos

Isso tem que transforma em realidade ,pois somente com um transporte de qualidade teremos um grande desenvolvimento da economia de São Paulo e região .
Mas isso vai transforma para que mais trechos veia ser reativada .

Pela importância desta campanha para nossa cidade e região, todos os politicos deveriam se unir e cobrar a vinda deste trem junto ao governador .

Até hoje, não li em nenhum jornal ou assinti em nenhum canal de televisão o Prefeito Pedro Seafin. manifestar-se ou mesmo demonstrar apoio a esta campanha. qual será o motivo???

Sem Comentarios

Na minha opinião, cobrar a tarifa de apenas R$ 3,00 de São Paulo à Campinas, é acho injusto para quem mora nos arredores de São Paulo que pagam o mesmo valor para andar uma distância inúmeras vezes menor.
Seria injusto também para quem viaja de ônibus até Campinas, cuja tarifa está em torno dos R$ 20,00.
Sou a favor, sim, de uma tarifa de acordo com a distância percorrida na viagem de trem. Ou seja, pessoas que circulam próximo a São Paulo pagariam o valor normal de R$ 3,00, até Jundiaí mais um acréscimo, e até Campinas outro acréscimo.

Bom esse trem se tornando uma realidade,o preço da tarifa pouco vai importar pois com certeza será mto mais barato que ir de carro ou onibus pra campinas….um exemplo:
Moro em jundiai,pra ir ate campinas no minino gastaria uns 25 reais de gasolina + 12 de pedagio….se tivesse o trem seria apenas 3 reais…diferença assustadora….ate +