1º Ano da Campanha CPTM Campinas.

Postado em: 31-07-2012 por:cptmcampinas | Visitas: 24.706 | Comentários:11

Clique aqui e confira a Folha Ferroviária Especial de 1 Ano da Campanha.

Olhem a resposta que a CPTM passou pra mim, depois que fui questionar(questionar conversando) porque esse Trem Metropolitano teria que ficar só para depois do Expresso Jundiaí. Só lembrando que mandei antes desse outra nova Má Notícia muito pior que recebemos agora. vejam:

Nº da Manifestação: 2012/029290

Senhor Paulo, boa tarde.

Em relação à manifestação encaminhada para a seção Fale Conosco, do portal do Governo do Estado, a CPTM informa que a implantação dos trens de longo percurso está em fase de estudos de viabilidade econômica e financeira que suportem o empreendimento, pois além das possíveis parcerias com setores privados outros pontos como licenciamentos ambientais devem ser analisados. Por esse motivo ainda não é possível assegurar datas ou delimitar trajetos exatos envolvidos no projeto.

Em momento oportuno a CPTM divulgará notícias relacionadas à questão no endereço http://www.cptm.sp.gov.br

Permanecemos à disposição.

Atenciosamente,

Ouvidoria da

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

Rua Boa Vista 175 6º Andar Bloco A

01014 001 São Paulo SP

Tel: 11 3293 4529 / Fax: 11 3293 4832

ouvidoria@cptm.sp.gov.br

Olá Pessoal do Sindicatos, é um prazer sempre estar com voçes na Luta de Extender a CPTM até Campinas, que para nós podia ser simples e os Estudos e demanda nao precisaria levar anos e anos(como o Governo do estado quer que isso demore mais 10 anos).
Lembro numa Entrevista feita com o Secretário Jurandir Fernandes(sempre tive um respeito por ele, agora depois dessa má noticia, nao sei nao…. começarei a criticar ele toda hora) na TV Bandeirantes Campinas, em Fevereiro desse ano(2012), ele falou e está tudo gravado, que ele prometia em longos de 2012 a 2013, realizar os Estudos, e para 2014 até 2015 realizar as obras, pra que entre 2015 até 2016 entregar ao Povo Campineiro e Regiao, o Trem estendido.
Até que Eu e todos nós do Sindicato, estavamos na Esperança que Cuja CPTM e a Secretaria dos Transportes Metropolitano que tinhamos um grande respeito, de que realmente iriam cumprir todos os cronogramas até 2015, até o Nosso Presidente Helio França chegou a fazer Reuniões com os Representantes da CPTM, e o Cujo Presidente da CPTM chegou a garantir que os Editais para contrataçao dos Estudos iria sair em alguns dias(isso foi em Junho, até agora pelo jeito tudo em vão…), demorou e demorou e até agora nada….
No dia 8 de Agosto agora, recebi uma “bombástica” Notícia e muito quero passar a voçes e a todos que “ralamos e suamos” nessa briga, que o “NOSSO QUERIDO” Secretário Jurandir Fernandes, vai propor esse Trem de Jundiaí a Campinas(com paradas em Louveira,Vinhedo e Valinhos) só para depois de 2020. Ou seja, todos nós que representamos a essa Luta e nessas Semanas completou 1 anos, ganhamos um Presente de Aniversário do Governo do Estado, e nao é um Presente muito agradativo. É um Presente que mostra mais uma vez que esses Convidados de nossa Comemoraçao, só vai entregar daqui uns 8 a 10 anos. Pior, ainda vao pensar se Campinas tem demanda ou nao(eles acham que nao tem demanda). E UMA VERGOHA ESSE NOSSO GOVERNO DO ESTADO!!!
Garanto que voçes do Sindicato, devem também nao estar satisfeitos com essa triste notícia para nós que lutamos há anos, para propor um Trem Simples para o Povo da Regiao Metropolitana de Campinas.
Quero muito e faço o Pedido a todos voçes do Sindicato da Paulista, Sindicato da Sorocabana e para o Depuado Estadual Gersson Bitencout, que todos nós se reunam mais uma vez(pode ser até a milésima vez, vamos lutar até o final) e vamos comprar uma Briga Feia com o Estado, para que eles não “empurram” esse Trem só para 2020, e cumpram o que foi prometido antes de que seria para 2015.
Espero que o Governo do Estado “corrija” essa confirmação, e que esse Trem da nossa Proposta, continue para 2015, e nao seja empurrado com a “barriga” para mais 5 anos. O que vai demorar para sair do papel e com todo respeito nós entendemos que realmemte é demorado, é de outro Projeto do Trem-Regional entre a Estaçao Água Branca(Capital) até Jundiaí, esse sim vai acabar ficando só para 2018(porque leva muitos estutos de Projeto, desapropriaçoes, Liçencas Ambientais e etc). Mais a questão da Extençao dos Trens Metropolitano até Campinas, reaproveitando todo Eixo da Antiga FEPASA e agora é administrado pela ALL e pertence ao DNIT(Federal),aproveitando as Estações e só faltando reletreficar a malha(era reletreficada na Era FEPASA, lembrando que foram eles mesmo do Governo do Estado que arrancaram as Eletrificaçoes, na Gestão de Mario Covas) acreditamos que não necessitária de levar quase 10 anos para ser concretizado, e nem precisaria depender do Expresso Jundiaí ficar pronto primeiro, todos nós acreditamos que Campinas Jundiaí e Regiao tem sim demanda a Curto Prazo atual, para por os Trens para Funcionar na Linha.
Na minha opiniao pessoal… acho que se eles da CPTM quer que esse Trem demore muito para chegar até Campinas, entao nem precisaria os Representantes estarem fazendo reuniões Diárias com o Nosso Representante Helio França, e cuja Equipe de Engenharia que foi contratada pela CPTM para fazer Estudos em Campinas, nem precisaria estárem então fazendo estudos agora, poderia deixar para depois, e nós aqui do Sindicatos então iniciaremos uma Nova Discursao para extender esse Trem da CPTM só quando as Rodovias e até o Trem-Bala após ficar pronto estárem congestionados, e depois ver se Campinas nesseita ou não. Pois ehh pessoal, é isso que a CPTM e o Secretário Jurandir quer??? É isso que temos que pensar após essa triste notícia.
E outra coisa, o que achei um absurdo dito pelo Sec Jurandir, foi que ele falou que esse Trem só vai ter deamanda depois de 2020 e que agora não tem demanda e que se colocar esse Trem para rodar agora, vai ficar vazio o tempo todo. E outra, ele acha que os congestionamentos nas Marginais Tietê e Rod Bandeirantes, até na Av Prestes Maia entrada de Campinas e na Rod Anhanguera Entrada de Jundiaí, só tem que ser pensado depois de 2020, ou seja, para ele o Trânsito caótico ainda nao ocorre e que está tudo maravilhoso e que só vai ocorrer daqui uns 10 anos AINDA (pra eles). Na verdade, isso já ocorre e é eles da Equipe do Governo que ainda nao vêem isso. E outra coisa, o que acho INFELIZ o Secretário dizer, é que tem que ver se “Campinas tem interesse ou nao por esse Trem”. Uee!!! Agente de Campinas não temos interesse??? E que só optamos pelo TAV e já está bom? ABSURDO esse Comentário do Jurandir! Entao esses Baixos Assinados que estamos realizando, reuniões, Frentes Palarmentares, Políticos da Regiao(Prefeitos e Deputados, LEMBRANDO que nem todos estão dando muita importância) fazendo pedidos e inúmeras de propostas que estamos mostrando a CPTM. É tudo em vão? Talvez é essa nossa Dúvida que estamos pensando se o Secretário ver isso ou ele esquece tudo? Estranho o Jurandir falar isso….. isso é uma palavra contra nós que lutamos.
O que eu Paulo Humberto estudante de Arquitetura e Urbanismo quero muito a dizer, que após essa Notícia, nao vamos deixar isso quieto e aceitar o que o Governo propõe que essa Proposta fica só para 2020. Isso na Minha opinião, é um ATENTADO contra nós Campineiros,Ferroviários, Sindicalistas e Apaixonados por Ferrovia(como eu), de “jogar” essa proposta só para Longuíssimo Prazo, como se Campinas ainda nao necessitásse de um Transporte de Massa, e que os ônibus da EMTU operados pela Rápido Luxo,Bonavita e Lira são suficientes (CUIDADO! As vezes pode ter um Grande Lobby por traz disso vindo dessas Empresas, nao confirmo se é real, mais ficamos sempre com pé atráz…) e que só o Futuro TAV(isso nunca vai existir) também será uma demanda suficiente para Campinas, como se o Povo de Baixa renda conseguisse usar.
Srs do Sindicato, por favor mesmo de todo coração, nao vamos aceitar e deixar quieto e achar que esse Prazo dado pelo governo fosse comum(até 2015 é comum, mais até 2020 também nao iremos aceitar a tanda demora). Na verdade, sabe o que significa esse Prazó só para 2020? Significa que eles do Governo NUNCA vão fazer e realmente já nós assumiram na “Cara de Pau” que não tem mesmo interesse de trazer os Trens da CPTM reaproveitanto toda Malha da Antiga FEPASA já existente, até Campinas. LEMBRANDO que a “desculpa” dada agora pelo Secretário quando ele esteve no Forúm no Hotel Plaza de Campinas, para Justificatica que esse Trem só tem que ficar para 2020. E que ainda tem que Negociar com ALL para seder o Trecho e que tem que conversar com o DNIT em Brasília, eu penso assim e voçes o Sindicatos também devem pensar o mesmo que eu, …a Própria ALL já falou que não vai negar e criar burocracia para usar o Trecho, primeiro o Trecho nem tem muito Movimento de Trens Cargueiro, só máximo só 4 composições da MRS por dia(2 delas carregando Bauxista), o que tem que ser feito, é a CPTM sentar e conversar com a ALL e DNIT, para pedir permissão e fazer acordos para utilizaçao ds Trechos, e acreditamos, que não vai ter Negação de Ambas Partes, pode ser que se caso a Negociaçao ainda nao for resolvida e ficar meio Burocratica, no máximo acredito Eu que leva até 1 a 2 anos para resolver tudo no final. E outra “Desculpa” dada pelo Secretário, e a Reletrefição do Trecho que pra eles vai ser “Muito Difícil” e que vai levar anos e anos(se demorar pensando na Engenharia, acredito Eu que no máximo leva entre 6 meses a um ano) e na verdade, foram eles mesmo do Governo do Estado nos últimos 16 anos que arrancaram todos os Fios que a FEPASA tinha deixado, agora eles falam que vai demorar anos para reletreficar? Estranho… E outra desculpa, e que o Secretário acha que Campinas AINDA NAO QUER O TREM DA CPTM e que só o TAV já é bom, e que na Nossa Luta ainda nao existe para eles. Muito estranho o Secretário dizer se Campinas tem ou não interesse na Extençao da CPTM (isso é o erro que nós pagamos deixado pelo Ex-Prefeito Dr Helio, de ser contra a nossa Luta e preferir só o TAV). E lamentável tudo isso. Vamos lutar para que esse Trem nosso nao fique tão longe em data, e acreditamos que também VAMOS DERRUBAR ESSA NOVA PROMESSA ABSURDA dada pelo Governo que só querem deixar para 2020, vamos novemente fazer e acreditamos que o Governo do Estado volte com a Promessa anterior para que esse Trem fique previsto para 2015. Não podemos esperar mais o que já esperamos anos e anos (lembrando, que em 1984 já existia esse ideia do Trem Metropolitano para Campinas que ligaria Sumaré a Valinhos, e até Estudos já chegaram a serem feitos pela FEPASA e CBTU, como sempre… essa ideia não foi adiante na época), a nossa Luta séria, completou um ano, mais a ideia existe desde o Começo dos anos 80.

Abraços a todos voçes, vamos lutar seriamente, que esse Trem volte para 2015, nao 2020. Não ficaremos calados como o Govero quer que agente se recua e paramos de lutar, vamos brigar mesmo! Grato Paulo Humbero de Campinas, talvez esse semana dou uma passada aih para conversar sobre a Má notícia que recebemos. Abraços!

Estou Indignado com Uma Materia que li hoje falando que o Trem da Cptm ficaria pronto só depois de 2020…

se permitem deixo o Link da Materia aqui como uma forma de demonstrar meu descontentamento com o Governo do Estado mais Uma Vez

não faço a Minima Ideia Cassio…estou no aguarde para ver que tipo de pronunciamento as pessoas que estão a frente desta Campanha vão fazer depois destas Noticias..

por enquanto é isso ai…estamos no aguarde e seja que Deus quiser \o

Pessoal!! Aqui está a cópia que acabei de mandar agora pouco, para CPTM, também para Secretária dos Transportes Metropolitanos e para o Site Geral do Governo do Estado. Estao qui abaixo a Cópia.

>>”Olá Equipe da CPTM, tudo bom? E o seguinte, quero muito falar a respeito sobre a Extenção dos Trens Metropolitanos da CPTM até Campinas e a sua importânçia que esse Plano fique para Curto Prazo e nao para Longo. Fiquei sabendo de um Amigo meu que enviou e E-mail a voçes essa semana, sobre esse Trem. Ele nos retornou com a Reposta de voçes, e cuja resposta para Gente que Lutamos, não foi nada animadora pra nós, ele disse que voçes emitiram uma resposta de que esse Trem que estária previsto para 2015, só ficará para Longo Prazo distante.Segundo ele o que voçes falou, que esse Trem só ficará pronto após o Expresso Jundiaí que está previsto só para 2018, e talvez depois(na minha imaginação, entao esse Cujo Trem de Subúrbio que poderia Beneficiar a Curto Prazo a Regiao Metropolitana de Campinas, só ficaria para 2018 até 2020) sim pensaria nesse Trem que poderia partir depois de Jundiaí e seguir até Campinas(Paradas em Louveira,Vinhedo,Valinhos). O que eu quero muito implorar e até tentar conversar bem e agente tentar entender, e além desse Trem Metrpolitano não ter nada haver com o Futuro TAV da ANTT, queremos dizer, que esse Luta para por a CPTM ate a RMC, não é só de pensar em um Trem de Ligaçao Direta entre São Paulo a Campinas, o que estamos lutando e observamos, que esse Trem á mais viavel para Regiao e servir de Ligaçao entre CPS a Jundiaí. E pela necessidade, e já a;guns Estudos Levantados(não Profundos), já mostra que para se ter um Trem Suburbano entre Campinas-Valinhos-Vinhedo-Louveira e Jundiaí, tem que ser para Curto Prazo( até 2015 ,como foi dito pelo Secretário Jurandir Fernandes), e se voçes começarem a por o Edital para contrataçao dos Estudos e depois a Empresa ganhadora fazer os estudos e sair o Resultado depois de 11 meses(o previsto). Eu e as Equipes que estamos acompanhando o Assunto, é possível sim que esse Trem seja possível para Curto Prazo(2015 ou 2016), porque já temos Linhas Férreas e Estações já erguidas em maioria localizadas nos Centros Urbano onde concentra-se Comércios,Empresas e grandes Bairros Residências(facilitando a demanda), e até temos uma Proposta e queremos passar a Voçes que se caso iniciar os Projetos(se for um dia mesmo…) a Futura cuja Estaçao de Campinas, fique ao Lado do Terminal Metropolitano da EMTU(onde concentra várias Linhas de ônibus para Sumaré,Hortolândia e Monte Mor), que também ajudaria nas demandas para Região.
Acreditamos e queremos muito passar para Voçes da CPTM, que Campinas também é uma Importante Cidade com grandes demandas para se ter a Ligaçao da CPTM entre Jundiaí a Campinas, e Nós que estamos lutando, jamais pensariamos que esse Trem fosse de Ligaçao direta para a Capital, porque sabemos que não seria viavel porque levaria 3:00 para chegar(lembrando que o Transito nas Marginais Tietê e Rod Bandeirantes e Anhanguera leva muiro mais que isso quando para tudo), agora se pensar em um trem para Regiao Metropolitana de Campinas e Aglomerado Urbano de Jundiaí, é SIM bem mais viável, e a demanda já tem! O que falta é so terminar os Estudos(que ainda nem foi licitado e lamentamos) e mostra o Resultado da Viabilidade, depois Negociar com o DNIT Federal(acredito que conversando com eles, nao negam e até apoiam a idéia) porque o Trecho é Federal, e a CPTM sentar e conversar com a ALL, para negociar o Trecho para Campinas. Pelo que eu lembre numa reunião, a própria ALL já falou que não vai criar Burocracia e impasse para Rodar os Trens Suburbano(porque esse Trecho a ALL não utiliza e quem usa é a MRS e usam pouco).
A Ultima Colocação que vou deixar para voçes Equipe(reconheço que já estou escrevendo demais), que esse Trem em Curto Prazo já implantado, não vai precisar depender do Expresso Jundiaí(previsto só em Longo Prazo), para depender um do outro é sim importante, porque ajuda bastante um alimentar outro Sistema pela mega-demanda, o que seja possível e quero que voçes da CPTM, Secretária dos Transportes Metropolitano e Governo do Estado entendam. Que até 2015 com esse Trem Metropolitano implantado, ainda sem o Expesso Jundiaí pronto. Já vai sim ter demanda entre duas Grandes Cidades e com mais 3 Cidades de Médio Porte ao meio( é Logico! Isso é o que observamos e convivemos com o Caos todos os dias, o que falta é os Estudos de levantamento. Acreditamos que vai sair um grande resultado de demandas). O que vamos Lutar com toda força, e queremos convencer a Voçes da Equipe do Governo do Estado, de que esse Trem para ser Exendido até Campinas, que não seja “Jogado” só para depois de 2018 ou até 2020 por ter que depender do Expresso Jundiaí ficar pronto(que vai demorar 5 anos). Acreditamos no nosso ver e queremos convencer a Voçes, que é possível sim a esse Trem para Campinas ficar pronto antes do Expresso Est Água Branca(S Paulo) e Jundiaí. Porque a Regiao tem demanda que não se precise esperar a Longo Prazo distante, como o Secretário falou numa Entrevista aqui na Tv Bandeirantes de Campinas em Fevereiro, que a proposta entre os Periodos de 2012 e 2013, é fazer os Estudos, e dois até 2015, que esse Trem começe a funcionar servindo a Regiao Metropolitana de CPS e Aglomerado Urbano de Jundiaí. E depois sim, que ficaria pronto o Expresso Jundiaí em 2018(realmente, esse Projeto do Expresso vai demorar porque ainda nem tem Projetos inicias e vai ter que ser construida nova Linha). Enquanto o Expresso nao ficar pronto daqui uns anos a Curto Prazo, é possível sim (acreditamos) que esse Trem entre Campinas a Jundiaí fique pronto antes(questao de 2 a 3 anos antes) e já tendo a demanda.

Espero que a CPTM, e outras Equipes do Governo do Estado de São Paulo. Entendam a nossa Luta. A nossa luta não é nova, já existe desde os anos 80 essa proposta. E que pedimos a voçes, que incluam esse Plano de Extender a Linha até Campinas, para o Segundo Plano de Expanção da CPTM a curto prazo(até 2015), e que esse Trem além de não ter nada haver com o TAV, também seja possível a não precisa depender o Expresso Jundiaí ficar pronto, porque antes do mesmo ficar pronto só em 2018, já vai sim ter demanda pela Região enquano o outro Trem nao ficar pronto.

Abraços! Agradecido Paulo Humberto, Estudante de Aquitetura e Urbanismo da UNIP Campinas. E sempre um Lutador para por o Brasil, São Paulo e Campinas de volta aos Trilhos. Espero breve retorno da Equipe (pode ser Ligaçao ou E-mail de volta). Grato!” <<

olá pessoal eu mandei uma email pra cptm perguntando a respeito desse trem entre campinas e jundiai e obtive uma resposta de que a cptm só vai investir nesse trem depois que o expresso jundiai estiver pronto…traduzindo…..vai demorar mto tempo….chega de tanta palhaçada meu deus….queremos o nosso trem de volta….pq tiraram em 1999?tivesse deixado pelo menos aquele trem que ia da capital pro interior…..pelo menos não estaria tudo abandonado como está…..da nojo de ser brasileiro!!!!!

Que raiva cara!!!!! Sabe pra quando esse Trem está previsto, o expresso Jundiaí? Só depois de 2018. Ou seja, ESSES MERDAS DO PSDB de Alckimin nao mostra realmente interesse de trazer esse Simples Trem pra cá.

E outra coisa, uma vez mandei E-mail pra CPTM, no dia seguinte uma Mulher BEM EDUCADA ligou pra mim e mandou resposta pra mim por Telefone, e ela chegou a falar que os Editais para os Estudos iria sair em Breve (nunca saiu ate hoje). E quando fazia mais Pergunta, A ODIOTA DA ATENDENTE DA CPTM começava e me engrossar com sua Voz chata comigo, só porque fazia mais pergunta.
Vou fazer o seguinte, vou mandar de novo E-mail a CPTM. Absurdo!!!

Abraços e obrigado por avisar. E amanha, vou ver se passo lá no Sindicatos dos Ferroviarios em Campinas, pra ver que historia é essa e pra ver se agente faz novemente protesto. Abraços!! Nao vamos eperar até 2018 nao!!!!

Parabens ao Sindicato e a todo grupo, por iniciar essa luta.Na verdade, essa ideia de por o Trem-Metropolitano para Regiao de Campinas, é velha! Ou seja, desde 1984, já tinhamos essa ideia de implantar um Trem de Suburbio entre Sumaré a Valinhos, essa ideia não seguiu porque a FEPASA na época junto com o Governo do Estado, acharam inviável porque dizeiam que Campinas não nessesitária e que os Trens de longa Viagem na época da FEPASA, era suficiente. Tempos depois, meados dos anos 90 até 2003, lembro que surgiu uma rápida Luta e depois “morreu”, de se criar um Trem Metropoitano entre Americana a Vinhedo, até que tinha Deputados lutando, só que os Prefeitos locais o Governado e a CPTM, nao deram nem a mínima. E entao foi que em 2004, sugiu a tal ideia de implanatar um Trem de Média Velocidade(Trem-Bandeirante) entre a Estação Cultura(Campinas), Jundiaí e Estação Barra Funda(São Paulo), e pelo que eu lembre, ficaram anos e anos estudando até o Projeto ficar pronto(era estudado pela Empresa ItalPlan, sede Italiana). E derrepente numa “bombástica” quando o Governador Serra assumeu em 2007, todo Projeto foi Engavetado e tudo que estava pronto para Licitar, jogaram tudo para o “fundo da Gaveta”,dizem que por causa do Gov Lula iria assumir e reiniciar entao o Tal Trem-Bala. Resultado: Um Projeto Bom que já estava prestes a sair do Papel, derrente esse MALDIDO GOVERNO vai e para tudo para reiniciar outro Projeto tudo novamete do Zero,ou seja, levar mais anos de estudo(enquanto isso, o Transito da Anhanguera e BAndeirantes só aumentando). E agora?? Passou se 8 anos, e o Governo Federal agora aih sofrendo dificuldades de tirar do Papel esse taooo Prometido Trem-Bala. E um projeto muito Polêmico porque ainda vai demorar pra sair do Papel(inicio das obras só em 2015) e ficará pronto só em 2021, ou seja, ainda vai demorar, e até la, o trânsito entre Campinas a Jundiaí e Capital, vai parar totalmente, e sei muito bem que até nesse ano, o Governo do Estado nao vai conseguir investir muito em melhorar esse Transito. Porque se for fazer uma nova obra, leva anos e anos.

Já estamos em 2012, o que mudou na parte do Governo?? Tando Federal do PT e tando Estadual do PSDB?? O que mudou e evoluiu nos investimentos Ferrovários??
O Trem-Bala, ainda na aquela fase de indefiniçao depois de a sua Licitaçao fracassar, o Pojeto está anos atrasado e nem se quer Licitado foi( nem tem data).
Enquanto isso, o Governo do Estado(PSDB), só anunciando novas Rodovias para Regiao de Campinas, só rodovias e rodovias, e pior, mais Pedágios a serem implantados com aumento de Tarifas(todo ano sobe Tarifa) e estão com a ideia de implantar o Pedagio de “Ponto a Ponto”, ou seja, o seu Direito e ir e vim está ameaçado, e se por o pé na Estrada, terá que pagar. ABSURDO!!!!
E sobre os Trens, foi esse mesmo Partido desde a Era-Covas, foi que ajudou a acabar com os Trens de Passageiros e venderam tudo para Inciativa Privada, ou seja, a ALL ganhou em mairia dos trechos e nao melhorou em nada, só piorou!!! Acabaram de vez com os Trens de passageiros para favorecer as Empresas Rodoviárias, abandonou as Estaçoes e outras algumas por sorte foram doadas para as Prefeituras de Cidades, para ser Centro Cultural, Museus, Base das Guardas Municipais e Sede de Secretarias. E outras viraram Moradias para Antigos Ferroviários e outras Famílias necessitadas.
Ainda eu lembro da Reportagem da EPTV, que mostrou na aquele ano de 2001, num mes de Outubro, O último Trem de Passageiros(na época nao tinha mais a FEPASA, era operado pela Ferroban) que partiu em Campinas rumo a Araraquara. E lembro que eu via, Senhores com lágrimas nos olhos, uns indignados com esse Governo que já não mostrava interesse de melhorar e modernizar as Ferrovias, e tudo foi mesmo se acabando, e o restando vendido para Iniciativas para ajudar destruir o nosso Patrimônio só pelo seus Interesses Capitalistas(só Trens de Carga para Grandes Empresários).
E hoje estamos aih…. perdidos… lamentando… só acidentes nas Estradas Federais, e nas Estadudais de Sao Paulo, só Preço abusivo nos Pedágios e transito e transito. E o Governo Estadual agora Prometendo um Trem Rápido Regional entre São Paulo a Jundiaí-SP(nem projeto ainda tem, e esta previsto só para 2018, vamos esperar até lá??) e outro Trem Rapido entre Sao Paulo a Santos(nem se quer iniciou os Estudos, e nem tem previsão, ou seja, acho que isso só será após 2025) e o Trem de Sao Paulo a Sorocaba(como falaram que o Projeto de Jundiaí está mais avançado, e presvisto só para 2018. Acho que o de Sorocaba só em 2020 ou 2022) e ainda vai demorar, porque ainda está na fase BLA BLA BlÁ e nem estudo Serio tem. Isso vai demorar… só isso que eu digo a voçes.
E o Trem-Bala do Governo Lula e Dilma? Isso aih também vai demorar. O Governo mostra que tem muita dificuldade de tirar esse Mega-Projeto e Caríssimo do Papel. Mais se sair do papel, um dia. Agente do Sindicatos nao somos contra, e apoiamos também. O Problema é que é um Projeto Dúvidoso e Bilionário, e que não será para o Povão, sim para os Gringos, Executos e pessoas de Alta Classe, que usaram os Aeroportos.

Terminando o assunto, sobre essa nossa Luta de extender os Trens da CPTM até Campinas, é uma luta que acreditamos que é possivel sim que esse Trem Simples para o Povo da Região, não será taoo difícil de tirar do Papel. Porque todos nós já observamos que as Linhas já estao lá, Estações ainda estão de pé e até os Postes da época da Eletrificaçao da FEPASA, ainda muitos deles estão de pé. O que vai ser gasto nó máximo de Milhoes de Reais, é as Cujas reformas e reeletrificaçao da Linha, e por muro de Segurança e Passarelas em alguns Trechos em Bairros de Cidades, para evitar futuro atropelamentos. E as Estações de Louveira,Valinhos e Campinas(se caso for utilizar e nao por a outra Idéia de parar no Terminal Metropolitano) não vai necessitar de Reformas Pesadas, o que no máximo será feito e almentar os Níveis dos Pisos, por porta de entradas com Catrácas e Bilheteirias, por Rampa e Pisos Acessíveis(importante a Acessibilidade) e outros detalhes. Agora a Estação de Vinhedo, vai ter que ser recontruida um Prédio Novo ao lado do Antigo, porque o antigo Predio é muito pequeno e as Planaformas é muito pequena para o futuro Trem de Subúrbio, e acredito que essa Estaçao vai ter que passar por uma Méga Reforma de Recuperação, e sem falar também de uma Nova Estaçao Proposta em Campinas, que será no Bairro Swift, onde concentra muitos Estudantes e Trabalhadores que moram em Valinhos,Vinhedo e principalmente o grande números de Universitários da UNIP que moram em Jundiaí. Todo esse Número de Usuários poderiam ser benefíciados com esse Transporte de Massa e rápido deslocamento.
O que “nos Mata” e deixa sempre todo mundo chateado, é esse Governo do PSDB de Alckimin sempre vem com Má vontade e fazer que esse Projeto ainda demore anos para sair do Papel(eu sei que é importante fazer Estudos, mais levar 5 a 10 anos também não…). Ainda continua dizendo que Campinas e Região nao necesssita, que os ônibus da EMTU entre Campinas a Valinhos e Vinhedo já e suficiente(Pois ehhh, poe eles um dia aqui em Campias e utilizar os ônibus, pra ver mesmo se nao nessesita…) e que o ônibus da Viaçao Lira e Bonavita entre Campinas a Jundiaí é suficiente(não é!! Esse onibus que demora horas). Está na hora de o Governo do Estado, mostrar mais empenho e vontade de realizar esses estudos para extender os Trens da CPTM até Campinas. E o Governo do Estado, tem que parar de tratar Campinas como se ainda fosse Cidadezinha qualquer do Interior. Campinas é uma Metrópole e já deveria era pra ter ontem, um Trem de Surbúbio interligando as Cidades das Regiões.
Por isso que estou junto com os Sindicados, nesse Luta e pegar mais no pé do Governador e mostrar a importância de Campinas, e vamos lutar para que o Governo e CPTM, nao “Empurra” essa Ideia só para o Segundo Plano de Expanção previsto só para depois de 2020, ou seja, temos que lutar que essa Proposta fique para Curto Prazo.

Uma abraços a todos voçes. Grato! Paulo Estudante de Arquitetura e Urbanismo da UNIP Campinas.

PARABÉNS À TODOS VOCES QUE LUTAM PARA QUE O POVO DE NOSSA REGIÃO, TENHA DE VOLTA OS TRENS DE PASSAGEIROS.

SUCESSO E CORAGEM, POIS SEI QUE ESTA LUTA TEM SIDO E AINDA SERÁ MUITO DIFÍCIL

JULIA