Vereador Lorival (PT-Valinhos) participa de Audiência Pública de lançamento da Campanha CPTM-Campinas

Postado em: 16-08-2011 por:cptmcampinas | Visitas: 2.116 | Comentários:0

0

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas realizou audiência pública, no salão Vermelho da Prefeitura, para iniciar o debate sobre a importância de se estender a linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até Campinas. Atualmente, os trens da linha 7 (Rubi) fazem o trajeto estação da Luz (na capital) até a cidade de Jundiaí. O objetivo dos ferroviários é que a nova linha também beneficie as cidades de Valinhos, Vinhedo e Louveira.

Abrindo o evento, o presidente do Sindicato, Francisco Felício, destacou a importância da retomada dos investimentos em ferrovia devido aos altos custos que o atual modelo de transporte impõe ao país. Francisco também salientou a importância social da implantação da nova linha. Atualmente, a passagem da CPTM custa R$ 2,90 – com direito a integração com o Metrô. Ele ressaltou o benefício à população carente, que muitas vezes não pode se deslocar de Campinas até a Capital, e reforçou a importância ambiental da questão com a redução de veículos nas estradas. O objetivo dos ferroviários, segundo Francisco, é “devolver à população o transporte ferroviário de passageiros”.

A CPTM possui 89 estações, com extensão total de 260 km. São 119 trens que realizam 2.437 viagens/dia para atender 22 cidades e transportar mais de dois milhões de passageiros. Apenas a linha Rubi (estação Luz-Jundiaí) transporta 386.000 passageiros/dia.

Estão previstas novas audiências públicas nas cidades de Louveira (26/08), Valinhos (12/09), vinhedo (29/09).

O vereador Lorival (PT-Valinhos) esteve presente ao evento e fez questão de ressaltar que o interesse na retomada e desenvolvimento do transporte ferroviário deve ser de toda a sociedade e por isso já colocou seu Mandado à disposição do Movimento e destacou que já está preparando um abaixo-assinado com o objetivo de colher assinaturas de todos os interessados em engajar nessa luta. “Estivemos no enfrentamento do desmonte do sistema no passado, o que a realidade atual demonstra que foi um atraso para o nosso País”, avaliou.

Na última sexta-feira, (05/08), Lorival protocolou uma Moção de Apelo a ser encaminhada ao Governador do Estado de São Paulo, no sentido de que seja tomado as devidas providencias para viabilizar a extensão do transportes da C.P.T.M – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos até nossa região.

A Moção teve o apoio de todos os vereadores e foi aprovada por unanimidade dos presentes. O próximo passo será a Audiência Pública já agendada para o dia 12 de setembro às 19.00 h na Câmara Municipal de Valinhos.

Fonte: Lorival – PT Valinhos

Inline