Sindpaulista se reúne com Vereadores da Campanha CPTM Campinas.
Postado em: 03-04-2012 por:cptmcampinas | Visitas: 2.687 | Comentários:1
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Também em 2015, entrará em operação o Trem Rápido, ligando Jundiaí à São Paulo em apenas 23 minutos. Assista a entrevista do Dr. Jurandir Fernandes à TV Bandeirantes: Programa Entrevista Coletiva
A viabilidade da extensão até Campinas dos trilhos do trem de subúrbio que ligam São Paulo a Jundiaí está sendo analisada pela Oficina Engenheiros Consultores Associados S/C, que venceu licitação aberta pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Em onze meses, a empresa terá um amplo estudo sobre a mobilidade na chamada macrometrópole paulista, que engloba as regiões metropolitanas de São Paulo, Santos e Campinas, além das regiões de Sorocaba, São José dos Campos e o aglomerado urbano de Jundiaí, e avaliará se é possível, economicamente viável e desejável que o ramal chegue até Campinas.
O valor do contrato é de R$ 1,3 milhão e permitirá obter mais informações sobre os deslocamentos, a exemplo de tempos de viagem, distâncias, cidades de origem e destinos, frequência, modo de transporte, volume de pessoas e eixos de acesso nas respectivas cidades. Prevê-se também que sejam identificadas as cidades de origem ou destino fora desta macrometrópole.
A partir dessas informações, segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, será elaborado um conjunto de diretrizes para novos eixos que demonstrem viabilidade para o transporte de passageiros sobre trilhos. Embora a ferrovia vá até a capital, a proposta é que ele seja um trem metropolitano, ligando Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira, Jundiaí e mais cidades até São Paulo.
A Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado contrata em fevereiro uma empresa que fará o estudo de mobilidade que orientará extensão dos serviços da CPTM que chegam hoje a Jundiaí, para vir até Campinas.
A informação foi passada ontem pelo secretário Jurandir Fernandes em entrevista ao “Jornal Gente” da “Rádio Bandeirantes” de Campinas. A licitação para a contrtação da empresa já está em curso e prestes a ser finalizada [...]
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O prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes Jr. (PSB), reeleito ontem presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), anunciou que será contratado um amplo estudo de viabilidade técnica e econômica para que a ferrovia seja o modal de transporte entre as cidades da região. Há uma série de projetos e estudos envolvendo a reativação de trens regionais e Bernardes Jr. quer ter um estudo consistente que aponte prioridades para que os prefeitos possam centrar energia para implantá-los.
Além do TAV, há pelo menos sete estudos e projetos na região envolvendo o transporte ferroviário que perambulam por várias instâncias de governo, mas que permanecem nas gavetas. O único promissor, porque tem verba garantida por emenda parlamentar no Plano Plurianual 2012-2015 do governo federal, é a ligação ferroviária entre Amparo, Pedreira, Jaguariúna e Campinas para o transporte de cargas e passageiros. Os prefeitos acreditam que será possível iniciar as obras ainda este ano e colocá-la para funcionar em 2015. São R$ 155 milhões para a elaboração do projeto e execução da obra.
O governador Geraldo Alckmin anunciou hoje, 28 o início de estudos sobre a extensão da linha 7 Rubi (São Paulo – Jundiaí) até Campinas. O projeto estava engavetado na Secretaria de Transportes Metropolitanos, o tema uniu autoridades e o sindicato da categoria em uma ampla campanha pela sua concretização.
Coordenador da Frente Parlamentar de Logística da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Pedro Bigardi é um dos defensores do projeto, o tema fez parte de vários debates da Frenlog.
Em 2010 Bigardi apresentou indicações e requerimentos ao Governo com a solicitação de extensão da linha até Campinas e em 2011 apresentou emenda ao Plano Plurianual (PPA). “A reativação da linha de passageiros até Campinas atenderá um grande contingente da população que hoje encontra dificuldades de circulação pelas rodovias”, ressalta.